28/06/2022

5 dicas de como suceder no seu projeto solar

por seomarketing

Está considerando iniciar um projeto de energia solar mas não sabe por onde começar? Saiba que se o primeiro impulso foi procurar entender mais sobre o assunto, você está no caminho certo. 

Isso porque, embora não seja uma tecnologia nova, há quem ainda não conheça esse tipo de geração de energia e sequer faz ideia de como todo o sistema funciona. 

Considerando essa realidade, buscar informações relevantes sobre o assunto, bem como dicas para iniciar o projeto solar é a decisão mais acertada para obter sucesso na instalação dos equipamentos e desfrutar dos benefícios que tal sistema pode trazer. 

 

O que é um projeto de energia solar?

Conforme explicamos acima, o primeiro passo para obter sucesso no seu projeto solar é, de fato, entender o que é e como ele funciona na prática. 

Em resumo, quando falamos em sistema fotovoltaico de energia solar - como também é conhecido - estamos nos referindo à utilização de equipamentos específicos, instalados em imóveis residenciais ou comerciais, capazes de transformar a luz do sol em energia. 

Portanto, um projeto de energia solar consiste basicamente no planejamento, cálculo e desenvolvimento de estratégias destinadas a encontrar a melhor solução de acordo com as necessidades do consumidor. 

Feita por um profissional especializado - o projetista solar -, a estruturação de um projeto solar envolve cálculos técnicos de potência, análise de quantidade de módulos, análise de faturas, além de estimativa de retorno financeiro para quem está instalando. 

 

Dicas para o sucesso do seu projeto solar

Agora que você já sabe o que é um sistema de energia solar, confira nossas dicas para garantir a eficiência do mesmo e, é claro, o retorno financeiro esperado com o investimento nos equipamentos!

 

1 - Conheça os conceitos e sistemas disponíveis no mercado

Para além de compreender o que é um sistema fotovoltaico e como ele funciona, conhecer os equipamentos utilizados, suas funções e desempenho é igualmente fundamental para o desenvolvimento do seu projeto. 

No mercado de energia solar, existem diversos sistemas disponíveis e, entender suas aplicações, bem como as vantagens associadas a cada um deles vai te ajudar a escolher a melhor opção para o seu caso. 

Vale lembrar que, independente do sistema escolhido, seja um on grid, off grid ou sistema fotovoltaico híbrido, todos apresentam benefícios para o consumidor, uma vez que usam uma fonte limpa, renovável, inesgotável e gratuita de energia.

 

2 - Estude bem a área que pretende instalar os equipamentos

Após definir o tipo de sistema mais adequado para suas necessidades, é primordial avaliar com cautela a área onde pretende instalar os equipamentos. 

Conforme explicamos acima, nessa etapa deve-se considerar os cálculos realizados pelo projetista considerando o consumo de energia necessário, para identificar qual o local mais apropriado para receber o sistema. 

Normalmente, esse tipo de serviço fica a cargo de um profissional especializado, já que consiste em uma análise mais técnica, que exige experiência.

 

3 - Faça uma análise estrutural

Para além de definir o local de instalação, é necessário avaliar se a estrutura do imóvel está adequada para receber esse tipo de sistema. 

Isso porque, muitas pessoas acabam descobrindo problemas estruturais que impedem a instalação, principalmente quando se trata de imóveis mais antigos, o que resulta em mais gastos com manutenção e adequação da área.

 

4 - Fique atento às questões de segurança

Ao realizar um projeto de energia solar, é indispensável atentar-se às questões relacionadas à segurança, tanto no que diz respeito à instalação e estrutura do sistema, quanto nas questões técnicas que envolvem a rede elétrica (no caso dos sistemas on grid e híbridos). 

Preocupar-se com os locais de passagem de fios, bem como o funcionamento adequado dos inversores - equipamentos conectados à rede - é dever não só dos profissionais responsáveis pelo projeto, como também dos consumidores. 

Ao menor sinal de problemas ou mau funcionamento, deve-se solicitar a visita de um técnico especialista para avaliar os riscos e prevenir acidentes.

 

5 - Escolha profissionais qualificados

Conforme foi possível observar, adotar um sistema de energia solar fotovoltaica no seu imóvel é um processo muito mais complexo do que parece. 

Por isso, é essencial contar com profissionais capacitados, que te auxiliem no planejamento e execução do projeto, a fim de garantir que tudo funcione perfeitamente e você possa desfrutar dos benefícios de obter esse tipo de sistema. 

Na Market Solar você pode contar com a assessoria completa para desenvolver seu projeto solar com o suporte de profissionais altamente qualificados, que serão responsáveis por sanar suas dúvidas e te ajudar a encontrar a melhor solução para suas necessidades. 

Com experiência de mais de oito anos no mercado, estamos preparados para conectar você com o que há de mais sustentável, moderno e eficiente no setor de energia solar. 

Entre em contato para conhecer nossas soluções. Teremos o prazer em atendê-lo(a)!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso