Você é uma empresa de energia solar ou um distribuidor?
Você é uma empresa de energia solar ou um distribuidor?
Cadastre-se

Foi-se o tempo em que as empresas não precisavam se preocupar com nada além de seus processos produtivos e desenvolvimento do seu capital. Nos dias atuais, há uma exigência cada vez maior para que tenham em pauta sua responsabilidade social e ambiental. 

Essa realidade é ainda mais perceptível quando falamos em grandes empresas, que por sua vez, têm procurado soluções para cooperar com as questões sócio-ambientais do país. 

A grande preocupação do momento está principalmente relacionada à utilização de energia solar, considerando que trata-se de uma alternativa que proporciona não só benefícios ao meio ambiente, mas também resulta em vantagens financeiras para quem a utiliza. 

Neste sentido, a busca por empresas de energia solar, assim como por modelos de negócios semelhantes para se inspirar é o principal caminho para aqueles que desejam se render aos benefícios desse tipo de sistema. 

 

O que é energia solar?

Antes de descobrir quais são os reais benefícios que a instalação de um projeto de energia solar pode trazer para a sua empresa, é preciso compreender o que de fato ele é e como funciona. 

Em resumo, trata-se de um sistema que, como o próprio nome sugere, funciona a partir da energia captada dos raios solares, que conta com equipamentos capazes de transformá-la em energia elétrica. 

Todo o processo é feito de forma bem mais simples do que podemos imaginar: painéis solares captam a luz solar e a enviam para os inversores (equipamentos que a transformam a corrente elétrica contínua em alternada), que distribuem para a rede. 

A energia gerada pode ser usada tanto para abastecer imóveis residenciais, quanto imóveis comerciais e grandes empresas, sendo necessário realizar um projeto com profissionais especializados para que possam indicar o sistema mais adequado para sua realidade.

 

Quais os benefícios da energia solar para minha empresa? 

Para além de contribuir com o meio ambiente, uma vez que trata-se de uma energia limpa, renovável e infinita, existem inúmeros benefícios associados ao uso de energia solar em grandes e pequenas empresas. 

Isso porque, é comum que o consumo energético nesse tipo de espaço seja bem mais alto do que o de um imóvel residencial, por exemplo, o que significa uma conta de energia de valores expressivos no final do mês. 

Dentre as principais vantagens relacionadas à instalação de um projeto de energia solar, destacamos, sem dúvidas, a economia que essa escolha pode trazer. 

Embora seja considerada um investimento de alto custo, o retorno financeiro costuma ser rápido e pode ser observado logo nos primeiros meses de utilização. 

Em determinados casos, a redução na conta mensal de luz pode chegar em torno de 95%, além de reduzir os custos com manutenção na rede elétrica e minimizar os prejuízos causados pela queda ou interrupção da energia. 

 

Outra vantagem em usar  energia solar está ligada ao fato de que, aos olhos do mercado e principalmente dos seus clientes, sua empresa terá maior destaque e visibilidade, considerando que o mundo está cada vez mais preocupado com as questões ambientais.

Empresas que utilizam energia solar para se inspirar

Facebook 

Uma das empresas mais rentáveis do mundo, o Facebook estabeleceu em 2015 a meta de usar apenas energia sustentável até o ano de 2020, substituindo a energia elétrica convencional pelo uso de energia solar e eólica na companhia.

 

Google 

Outro gigante que adotou o uso de energia solar em suas construções, o Google já aplicou cerca de 780 milhões de dólares para aplicação em fontes renováveis de energia. 

Em 2018, a companhia ainda disponibilizou mais de 78 milhões de dólares como linha de crédito para investimento em painéis solares residenciais, contribuindo para que mais pessoas tivessem acesso ao recurso. 

 

Apple

Utilizando energia sustentável desde 2018, todos os escritórios, lojas e data centers da Apple são abastecidos por fontes renováveis de energia, que igualmente contribui ativamente no desenvolvimento de projetos que levem tais recursos para comunidades.

 

Claro

O grupo Claro Brasil também se rendeu ao uso de fontes renováveis e, portanto, não poderia deixar de fazer parte da lista de empresas com energia solar.

Suas usinas solares são responsáveis por produzir energia capaz de atender o consumo de uma cidade com cerca de 250 mil moradores.

 

Natura

Outra grande empresa brasileira que utiliza e viabiliza a produção de energia solar, a Natura - grande produtora de cosméticos - possui ainda uma série de projetos dentro e fora da companhia que contribuem de diferentes formas com as questões sociais e ambientais. 

 

Mercado Livre

A sede do Mercado Livre conta com uma das maiores instalações de módulos fotovoltaicos no Brasil.

Apenas para se ter uma ideia, todo esse sistema é capaz de gerar cerca de 700 MWh ao ano, número este capaz de abastecer diversos imóveis residenciais por quase um ano inteiro.

 

Hora de garantir seu sistema de energia solar!

Agora que você já sabe quais os benefícios de instalar um sistema de energia solar na sua empresa, não deixe de contar com profissionais especializados para te ajudar nessa missão. 

Com anos de experiência no mercado, nós da Market Solar estamos prontos para oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato com nossos consultores e descubra as vantagens de um projeto bem planejado e executado!

A energia solar é um tipo de energia que muitas pessoas já viram em funcionamento, nem que seja por fotos ou vídeos, inúmeras pessoas conhecem os painéis solares, mesmo não sabendo detalhes sobre o que se trata. 

E entre achismos e conclusões precipitadas, muito do que falam sobre esse sistema de energia (o fotovoltaico), não passam de mitos, por conta da falta de conhecimento real sobre o assunto. 

Na verdade, esses mitos escondem benefícios da energia solar, como a redução de mais de 90% da conta de luz e outras verdades que vamos contar neste post e você irá se surpreender! 

Então, se quiser descobrir mais fatos sobre esse sistema econômico de energia, continue por aqui. 

 

O que é a energia solar? 

Antes de falar sobre os mitos e as verdades da energia solar, precisamos contar um pouco mais sobre o que ela realmente é. 

De forma resumida, é a energia gerada pelo sol, ele mesmo, a estrela central de todo o Sistema Solar, tão poderoso que é capaz de nos gerar, além de várias outras coisas, a eletricidade. 

Porém, se você colocar uma lâmpada ao sol, não pense que ela irá acender. Para que a nossa maior estrela nos forneça energia elétrica, é preciso de um sistema. 

No caso, o sistema fotovoltaico, responsável por capturar a energia gerada pelo sol e transformá-la em energia elétrica, agora sim, a que conhecemos bem e utilizamos todos os dias. 

 

E desse sistema, fazem parte: 

 

os painéis solares (captam a energia do sol) ↦ os inversores (transformam a energia solar em elétrica) ↦ o disjuntor (passam-na para a sua residência)

Esses são os principais componentes do sistema e são instalados no projeto solar por uma empresa especializada. Assim, a eletricidade pode ser utilizada normalmente. 

Mas será que é preciso mudar os eletrodomésticos? Eles perdem a potência? Não são todos que irão funcionar com essa energia? É difícil manter um projeto desse?  

Tudo isso, você vai saber agora! 

 

Mitos sobre a energia solar

 

Não funciona no inverno e dias frios

O sistema funciona, porém não gera a mesma quantidade de energia, se compararmos quando o céu está limpo. Mas não se preocupe pois ao dimensionar a usina, todos esses períodos de Sol, chuva e nublados são levados em conta. Os profissionais qualificados para isso consultam ferramentas que disponibilizam médias históricas climáticas em cada cidade do Brasil. Ou seja, não é necessário se preocupar porque está chovendo ou nublado."

 

Saiba mais: Como funciona a energia solar no inverno? 

 

Não funciona em tempo nublado e chuvoso

Esse é um dos maiores mitos! 

E segue o mesmo princípio do item anterior: se tem sol, o sistema funciona! Em dias nublados e chuvosos, ele está apenas escondido, mas ainda está lá, gerando a mesma energia de sempre. 

 

Não tem um bom custo x benefício 

O maior empecilho que as pessoas encontram nesse tipo de energia, é o valor um pouco alto. Porém, se engana quem pensa que ele não vale o custo! 

No máximo, o usuário pagará pelo projeto solar em até 3 ou 5 anos, e as placas duram 25, ou seja… mais de 20 anos usufruindo delas pagando somente as tarifas mínimas das concessionárias.

 

Demanda muita manutenção 

Não, não! O sistema de energia solar necessita de bem menos manutenção do que os postes aí do seu bairro. 

Em média, a manutenção é necessária de 1 a 2 vezes ao ano, e a maioria é apenas manutenção de prevenção, e não porque algo não está funcionando. 

 

Na minha cidade não vale a pena

Mesmo que não tenha visto painéis solares em nenhuma residência da sua cidade, não quer dizer que a companhia de energia elétrica não aceita reduzir os custos da sua conta de luz. 

Na verdade, eles têm obrigação em reverter o que foi gerado pelo seu sistema fotovoltaico, em créditos de abatimento no seu boleto, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica. 

 

Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos precisam ser trocados ou perdem a potência 

De maneira alguma. Nenhum eletrodoméstico, aparelho eletrônico, tomada ou lâmpadas precisam de troca e muito menos perdem a potência. 

Todos funcionam normal e perfeitamente!

 

Verdades sobre a energia solar

O Brasil é um dos países que a energia solar mais funciona 

Nosso país é um “prato cheio” para essa energia, pois é um dos que mais têm incidência de raios solares, isso faz com que o poder de gerar energia seja bem alto!

 

É um dos únicos que não poluem o meio ambiente

Verdade! Além de ser bom para o bolso, também é a melhor solução de energia para o meio ambiente, pois é limpa, renovável e sustentável. 

 

O projeto solar valoriza o imóvel 

Com certeza, por mais que não pense em passar mais de 20 anos em sua residência, um projeto solar aumenta o valor do imóvel, além de torná-lo muito mais atrativo para os compradores.

Até porque, quem não quer parar de depender 100% da rede de energia comum e seus valores muitas vezes abusivos?  

 

Esse sistema é um dos mais econômicos e reduz a conta de luz em até mais de 90% 

Essa com certeza é uma das principais vantagens do sistema fotovoltaico, afinal, quem não quer receber a grata surpresa de um talão de luz reduzido bem mais do que a metade, todos os meses? 

Com os valores atuais apenas subindo, esse benefício é irresistível, pois é possível economizar muito com a energia solar

 

Está cada vez mais acessível 

Essa é outra boa notícia! Com o avanço da tecnologia e a popularização da energia solar, atualmente os métodos de pagamento são muito mais facilitados, se comparado a alguns anos atrás. 

Você sabia que existem até financiamentos de projetos solares? 

Agora que conhece desvendou todos os mitos e conhece os benefícios das verdades sobre a energia solar, pense como seria usufruir de todos eles! 

Empresas como as da Market Solar se preocupam em tornar essa energia mais acessível e ainda sim entregar um projeto completo e totalmente personalizado que seja 100% aproveitado e funcional no seu espaço. 

Nossos profissionais cuidam de tudo, desde o início, até a efetivação da instalação e garantem a eficiência energética, para que o usuário se preocupe apenas com seu conforto e consuma o tanto de energia que quiser, pois não irá gastar muito com isso! 

Será que podemos aproveitar a energia solar nos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos?  Afinal, se o principal intuito é a economia, de que adianta termos painéis solares se eles não podem ser 100% aproveitados? 

E mais: por que eu teria energia solar sendo que não posso utilizá-la para economizar nos meus principais consumos de energia, nesse caso, os eletros? 

Nesse caso, se não pudermos utilizar os eletrodomésticos e demais aparelhos como de costume, essa economia vai por água abaixo. 

E é aí que os usuários logo se alegram, pois eletrodomésticos com energia solar são a principal fonte de economia e estão longe de serem inimigos. Quer saber mais sobre como tudo isso funciona? 

Abaixo, ainda tem muito mais boas notícias para você! 

 

Quais eletrodomésticos podem ser usados com energia solar? 

Me diga se você também é daqueles, que quando acaba a luz, logo pensa “como as pessoas viviam sem eletricidade?”. 

Nós estamos tão acostumados com lâmpadas, televisores, geladeira, máquina de lavar e todos esses itens necessários e utilizados no cotidiano, que parece ser impossível não tê-los. 

Por isso, quando se fala em energia solar, uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre isso mesmo, o uso de todos esses aparelhos. 

“Quais podem ser movidos à essa energia?”, “eles perdem a potência?”, “tem que comprar tudo de novo?”.

E então, a mesma preocupação que surge quando ficamos sem eletricidade, aparece. 

Mas calma, a energia solar não vai atrapalhar nossa vida movida a energia elétrica e muito menos o uso dos eletrodomésticos. 

Isso porque, sim, todos eles podem ser alimentados pelos painéis solares. Sem exceção, desde o uso “obrigatório” do dia-a-dia, como as máquinas de lavar, até a parte de lazer do cotidiano, como os televisores, são beneficiados por eles. 

Então, seja para a diversão ou pela necessidade, a economia estará sempre presente. 

 

É preciso trocá-los para serem utilizados? 

Essa é a outra boa parte da notícia, pois nada da residência precisa ser trocado ou alterado para que os eletrodomésticos sejam usados. 

Assim que os painéis são instalados, todas as alterações são feitas para a inversão da energia solar em elétrica. 

Porém, isso não é feito pelos moradores, mas está incluso no projeto solar e nenhum outro gasto, preocupação e troca em relação aos eletros, aparelhos, lâmpadas e tomadas precisam ser feitas. 

Sempre que vamos comprar qualquer aparelho dependente de tomada, verificamos se a voltagem é compatível com a rede elétrica do nosso estado/cidade. 

E numa viagem para um local onde a voltagem é diferente, costuma-se usar um conversor, caso não haja um, os aparelhos não podem ser utilizados, pois eles não funcionam e o risco de queimá-los é alto. 

No caso dos eletrodomésticos com energia solar, os inversores  são instalados no projeto e a inversão é feita automaticamente, sem utilizar um aparelho específico para cada eletro, toda vez que for usá-los. 

 

Os eletrodomésticos perdem o desempenho? 

Essa é outra pergunta muito frequente, pois como estamos acostumados a usar a energia elétrica, pensamos que nada pode ser tão potente quanto ela. 

Ainda mais quando se trata da solar! Parece impossível pensarmos que o sol, que vemos todos os dias e é de graça, pode gerar energia a ponto de alimentar toda nossa casa. 

E é claro, sem perder a potência, porque eletrodomésticos com energia solar funcionam perfeitamente. 

Portanto, pode ficar despreocupado, porque a energia solar não é como a antiga internet discada, em que demorava para carregar, caía, não pegava direito e tinha que usar cada pessoa de uma vez para ficar menos pior. 

Tudo aquilo que depende de energia, continuará funcionando assim como funcionava sem os painéis solares, a diferença é que vai gastar muito menos $$.

 

Como isso é possível? 

Alguns aparelhos são movidos por Corrente Alternada (CA) de energia, enquanto outros, são movidos pela Corrente Contínua (CC). 

As placas solares geram a CC que é transformada pelo inversor em CA e podem alimentar ar-condicionados, geladeiras e todos os eletrodomésticos da sua casa

Esse equipamento é o responsável pela conversão de energia solar → para a energia elétrica comum. 

Ou seja, será como se você estivesse usando a energia elétrica, em termos de funcionalidade e potência, mas se tratando de economia, ainda será a energia solar. 

 

Devo reduzir o consumo depois que eles passam a funcionar com energia solar? 

De forma alguma! Essa é outra preocupação desnecessária e que você precisa deixar de lado na hora de contratar uma empresa solar

Como já citamos, os eletrodomésticos com energia solar funcionam normalmente, com a potência indicada pelo fabricante, sem mais, nem menos. 

Já passou pela situação de uma pessoa ligar o secador de cabelo e o televisor chuviscar ou quando dois chuveiros não podem ser ligados ao mesmo tempo, senão a luz cai? 

Então, esse tipo de inconveniência não acontece com o uso da energia solar, ou seja, não é necessário reduzir o consumo ou mudar seus hábitos, pelo contrário. 

As placas solares captam a energia do sol todos os dias, independentemente da temperatura. A propósito, a energia solar funciona bem até no inverno, então, a todo momento ela estará gerando energia o suficiente. 

Por isso não há preocupação quanto aos hábitos de consumo, ok? Mesmo se os hábitos dependerem ainda mais da energia, a economia ainda vai ser vantajosa. 

 

Como funciona a economia de energia? 

Para cada kWh gerado pelas placas solares, será disponibilizado 1 crédito de kWh na energia elétrica da rede comum, que será convertido em créditos para abater na conta de luz. 

A redução pode chegar até 95% e todo esse sistema é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Para entender mais sobre como os painéis solares atuam na redução da conta de luz, clique no link e saiba como nunca mais ser pego de surpresa pelos valores exorbitantes que estão sendo cobrados pelas operadoras. 

Os eletrodomésticos com energia solar continuam funcionais, não perdem a potência e podem ser utilizados normalmente, sem nenhum incômodo como aquela pessoa que bate na porta de quem demora demais no chuveiro. Lembrando que se você instalar e levar mais tempo no chuveiro, precisa dimensionar sua energia para suprir seu aumento de consumo. Afinal, quanto mais se usa, maior é a geração que você deve ter na sua casa e consequentemente maior é a economia ao longo dos anos. 

Agora que você sabe tudo isso, deixe que o sistema de energia solar trabalhe sozinho, enquanto você usufrui dos seus aparelhos, eletros e da economia nas contas!

As maiores potências mundiais são as que mais investem em energia solar, mas se já são potências e lucram mais dinheiro do que podemos imaginar, por que se preocupariam com isso?

É sobre as vantagens da energia solar que esses países estão de olho e é sobre isso e quais são eles que iremos falar neste post. 

Desde 2020, esse sistema entrou na contramão, e diferentemente da maioria dos setores industriais e comerciais, que tiveram prejuízos incalculáveis, ela deu um salto de crescimento muito significativo. 

Depois do início pandemia, o sistema fotovoltaico, aquele que gera energia através placas solares, cresceu 230% ao ano apenas no Brasil, sem contar com o resto do globo, esse, que segundo a Agência Internacional de Energia, pode contar com até 30% da energia gerada pelo sol ainda nesse ano (2022).  

São números muito positivos e a tendência é de crescer ainda mais. Isso se deve a vários motivos, e até por isso o crescimento é tanto, pois junta uma série de fatores que contribuem para esse aumento. 

 

E quais são os contribuintes para o crescimento da energia solar? 

Principalmente em países estrangeiros, um dos motivos que leva a investir em energia limpa é a preocupação com o meio ambiente. Organizações governamentais pressionam, com razão, as grandes empresas e os governos em geral, para tomarem medidas mais sustentáveis. 

Então, preocupados com o esgotamento das nossas florestas, água, matas e outras fontes naturais que, sem elas, nossa vida é prejudicada, a energia solar entra como um método para diminuir os prejuízos e preservar essas fontes. 

No Brasil, os motivos mudam de direção, e a principal razão dos cidadãos optarem pela instalação das placas solares é a economia, que chega até 90% da fatura da conta de luz.  

Sobre o fato acima, não precisamos nem trazer dados que comprovam o aumento excessivo dessa conta. Afinal, você, leitor, é a prova viva disso, correto? 

 

Países que mais investem em energia solar

 

China 

A China é um país muito desenvolvido industrial e tecnologicamente, além de ser muito populoso, com mais de 1 bilhão de habitantes. Esses fatores resultam em uma emissão de gases poluentes bem significativa, por isso eles tentam reverter essa situação. 

Uma das medidas chinesas, foi substituir o carvão por energia solar, estudos da Academia Chinesa de Ciência indicam que até 2060, por volta de 43% da energia do país será solar.  

 

Estados Unidos

Em 2020, 4% da energia gerada pelo país era solar, número que irá quadruplicar, segundo o plano de governo do presidente Biden, que tem a energia solar como uma de suas prioridades. 

Biden pretende investir US$ 1.4 trilhões em construções que tenham esse tipo de energia como base, e com isso, os Estados Unidos continuarão sendo um dos maiores quanto à geração solar. 

 

Japão 

O Japão tem a segunda maior estrutura de energia solar do mundo, pois decidiu-se por ela após o acidente nuclear de Fukushima causado pelo terremoto e o Tsunami em 2011. 

Desde então, o investimento é pesado, e atualmente o país conta com uma das maiores usinas geradoras, com 900 mil placas solares que ocupam 265 hectares. Essa indústria é tão valorizada, que além de serem geradores da energia, também são um dos maiores fabricantes de painéis solares do mundo. 

 

Alemanha 

Nos últimos anos, a Alemanha foi um dos países europeus que mais investiram no sistema fotovoltaico. O país é o segundo com mais potência de geração dessa energia. 

Em 2020, ela já representava 14,4% da energia do país, um número exemplar! 

 

Itália 

Um pouco menos, mas ainda sim uma porcentagem bem significativa, a Itália também é um dos países com mais geração solar, correspondendo a 6% da produção mundial. 

O uso não se dá apenas nas grandes empresas, mas em residências, comércios de todo porte e ainda se preocupa em utilizar drones movidos a energia solar para ser usado principalmente na agricultura. 

 

O investimento em energia solar vai além dos países de primeiro mundo 

A energia solar pode até parecer coisa de primeiro mundo, quase inalcançável. Porém, países em desenvolvimento também estão investindo e dando valor à ela, e é claro, colhendo seus resultados. 

 

Índia e Brasil 

A Índia e o Brasil fazem parte desse grupo. Ultimamente, o país oriental chegou a investir mais de US$4,6 bilhões em geração de energia pelos painéis solares. 

A cidade de Diu é a maior referência em relação a isso, sendo e é um dos primeiros no mundo inteiro a exceder energia limpa e reduziu as contas de luz da população toda em 12%, segundo o engenheiro executivo da cidade. 

Já o Brasil, apenas em abril de 2022, havia aumentado a geração de energia solar em 65% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Em 2021, o país foi o 4º que mais cresceu em sistema fotovoltaico, e atualmente, sempre está entre os 13 países que mais o utilizam.  

 

Por que investir nesse tipo de energia é vantajoso? 

Mas afinal, a que se deve toda essa preocupação e investimento? Nenhum país investe bilhões de dólares em um sistema que não seja minimamente benéfico, disso podemos ter certeza. 

Sobre as vantagens da instalação das placas solares, podemos destacar as principais como sendo: 

 

Conhecendo todas essas vantagens, fica claro porque essa energia só cresce e porque desde países em desenvolvimento até as maiores potências mundiais investem tanto nela.

Um dos únicos setores que mais do que dobrou seus lucros durante e após a pandemia, com certeza não é apenas uma moda ou algo que irá ficar ultrapassado, pelo contrário, essa energia é o futuro da economia e uma das salvações do meio ambiente. 

 

Faça a sua simulação gratuita e planeje seu futuro com a energia solar. 

A energia solar é um sistema alternativo que cresce cada vez mais, principalmente pelo fato de poder reduzir o valor das contas de luz em até 90%. 

Essa característica deve-se à transformação da energia do sol (fonte gratuita e inesgotável), em energia elétrica através de painéis solares. 

Mas, quando se fala em sol, logo se remete ao verão e seu calor intenso, e por isso muitos pensam que esse tipo de energia é incapaz de funcionar em dias frios. 

Para desmistificar essa informação, preparamos esse post sobre energia solar no inverno, e já adiantamos: ela funciona tão bem quanto em outras estações, confira: 

 

A energia solar funciona no inverno? 

Com certeza. O funcionamento dos painéis solares não depende do calor em si, mas sim, da luz do sol.

Portanto, o inverno não é um empecilho para o seu projeto de energia solar funcionar perfeitamente, diferentemente do que muitos acreditam. 

O que acontece, é que as pessoas confundem calor com luz solar, e nessa, acabam entendendo que esse tipo de energia só é eficiente em altas temperaturas. 

Porém, dos 365 dias do ano, de todos os anos, quem já presenciou um dia com 24h de noite escura? Bom, acredito que ninguém, não é mesmo?! 

Isso porque, não há um dia sequer em que o sol não nasça. Mesmo em temperaturas negativas, ele sempre está presente, e para os painéis solares, isso basta para eles funcionarem e serem eficientes. 

Então, o receio que muitos têm é baseado em achismos, mas não se preocupe, se essa era sua dúvida, ainda pode confiar que o sistema de energia solar é mais vantajoso do que imagina! 

 

O Brasil e seu clima propício e proveitoso 

Como explicamos, as placas não são detidas pela estação mais fria do ano, mas será que o desempenho da energia solar no inverno é prejudicado? 

Com o nosso clima, jamais! 

Em primeiro lugar, precisamos te lembrar de que o Brasil é um país tropical em sua maior parte, ou seja, as temperaturas médias anuais variam entre 18 a 25 graus em todas as regiões. 

É claro que essa é a média e o termômetro marca mais e menos do que isso em vários momentos, mas, no geral, nosso país é o cenário perfeito para projetos solares serem muito bem sucedidos. 

Você sabia que o Brasil tem um dos melhores potenciais quando o assunto é energia solar

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o país recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, sendo que obtém 80% dos raios solares recebidos na Terra, o que significa que conseguimos 10 mil vezes a quantidade de energia que todo o resto dos países necessitam em um ano inteiro. 

É muita coisa! 

Com tudo isso, queremos dizer que mesmo no inverno, nosso território ainda é um “terreno fértil” para os painéis solares funcionarem a todo vapor. 

 

Então as placas solares continuam tendo a mesma eficiência?

Como visto, uma das vantagens dos painéis solares é o total aproveitamento delas, literalmente, como diz a expressão popular: sem tempo ruim! 

Na verdade, além do frio não atrapalhar o desempenho dos painéis solares, ele pode ser até melhor para o funcionamento delas. 

Um exemplo bem fácil de compreender essa questão, é sobre os aparelhos eletrônicos em geral. 

Quem nunca pegou o celular depois de muito tempo carregando, ou no sol, e ele não estava fervendo a ponto de não funcionar direito? Nesses casos, alguns sistemas até avisam ao usuário que o aparelho precisa ser resfriado. 

Isso se deve ao fato de que eletrônicos, quando esquentam demais, perdem um pouco do equilíbrio dos seus sistemas e tendem a ficar mais lentos, perder potência etc. 

O mesmo pode acontecer com os painéis solares, se a temperatura for muito alta por muito tempo. 

Portanto, climas amenos em nada desqualificam e a energia solar no inverno continua sendo benéfica. 

O que pode “diminuir” a captação de energia, é que nessa estação, os dias são menores e anoitece mais rápido, além disso, a angulação do sol em relação à Terra, no inverno, faz com que os raios solares cheguem até nós de forma mais amena. 

Mas isso não é motivo de alarde, pois é um impacto leve e nada preocupante em relação ao desempenho das placas. 

Uma outra boa notícia foi a descoberta recente, que constatou que painéis solares podem funcionar durante a noite. 

 

O impacto na conta de luz: outra vantagem na energia solar no inverno

Não sabemos se você é assim, mas acreditamos que, tirando os corajosos, banhos quentes no inverno são obrigatórios, concorda? 

E o chuveiro é um baita consumidor de energia. Há residências em que o responsável pela conta de luz até bate na porta do banheiro e anuncia: “não demora, vai gastar muita luz.” 

E ele não está errado, pois o chuveiro em modo inverno realmente demanda entre 4.000 a 6.000 watts, consumindo 30% a mais de energia em relação às outras estações. 

No bolso, isso já faz uma diferença e tanto. 

E é aí que a energia solar no inverno entra em ação, pois esse sistema garante a diminuição do uso da energia comum, e consequentemente aumenta a economia, abatida nos boletos mentais de luz. 

 

Sobre isso, entenda como o uso de painel solar residencial atua na redução da conta de luz

 

Nas casas em que aquecedores são utilizados, a energia solar é ainda mais vantajosa, pois é outro eletrodoméstico que consome bastante energia elétrica. 

Viu como o inverno não é um problema? 

 

Empresa especialista, projeto funcionando o ano inteiro 

Agora que já conhece mais sobre o funcionamento dos painéis solares no inverno, fica bem mais aliviado sabendo que elas não param de serem úteis. 

Porém, toda essa eficiência também depende do modo como o projeto é instalado. 

Os profissionais precisam ser bem instruídos e pensar nas necessidades de cada ambiente, já que para não perder a potência, o sistema precisa ser montado com a angulação e inclinação perfeita. 

Nossas empresas solares contam com equipes de profissionais qualificados e atualizados, que encaram cada projeto como único, e assim, os instalam de modo a tirar total proveito da energia solar.

A energia solar no inverno funciona muito bem, mas ainda depende de uma boa instalação. 

Entre em contato conosco e usufrua de todas as vantagens que falamos até aqui.

Neste post você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a manutenção de painéis solares, mas já adiantamos: você sabia que ela é uma das principais responsáveis pelo funcionamento satisfatório do projeto solar? 

Sem elas, a redução da captação de energia pode chegar a mais de 20%, e não é isso que queremos, pelo contrário, queremos nosso projeto nos dando tudo o que temos direito. 

Portanto, saiba porquê ela é importante, como funciona, quando e por quem deve ser feita. É mais simples do que imagina, então não se preocupe! 

 

Painéis solares precisam de manutenção? 

Sim, precisam, e não há como fugir. Aliás, não é como se tivesse uma lei sobre isso, então não temos como falar que é algo obrigatório. 

Porém, o que acontece é que quando você contrata uma empresa solar para realizar a instalação dos painéis, espera a entrega de um serviço de qualidade. 

Para que isso aconteça e cada parte do sistema de energia solar funcione perfeitamente bem, sem insuficiências e com suas peças e funcionalidades trabalhando com 100% de suas potências, a manutenção é necessária. 

Dessa vez, sem exceção mesmo. 

Ou seja, os painéis precisam de manutenção assim como todos os sistemas de energia, de água, computação, enfim, todos. 

Você com certeza já avistou trabalhadores da rede elétrica da sua cidade mexendo nos postes de luz, certo? Então, eles estavam realizando a manutenção dos fios, essenciais para que a população não fique sem eletricidade. 

Com as placas solares, a ideia é a mesma. A diferença é que com ela, a manutenção de prevenção é muito maior do que a de reparo, quando algo apresenta falha técnica ou algo do tipo. 

 

Qual a importância da manutenção? 

Até aqui, deu para perceber como a manutenção de painéis solares é importante? 

Ela garante que o sistema funcione sem nenhuma interferência, e assim, mantenha sua qualidade sem que perca sua capacidade de captar energia solar e transformá-la em elétrica. 

Além disso, a manutenção preventiva, como o nome sugere, previne possíveis falhas, danos e irregularidades de todas as peças e componentes do projeto solar. 

O que acontece quando a energia elétrica comum tem problemas de funcionamento? Ela pára por completo, e assim, fica nítido que precisa de manutenção. 

Com a solar, muitas vezes isso não é possível e não é tão fácil de perceber que há algum probleminha com ela. Isso porque, ao invés de parar totalmente de fornecer energia, o que acontece é a redução de sua capacidade. 

Ou seja, pode ser que suas placas não estejam entregando toda energia que podem e são capazes e você perde muito com isso. 

A manutenção, então, faz o papel de perceber e corrigir qualquer uma dessas falhas. 

Depois da inspeção, os profissionais constataram que não há nada de errado? Nesse caso, a vistoria serviu de qualquer forma, pois não é apenas reparativa, mas sim, preventiva.

 

Como é feita a manutenção de painéis solares?

 

Manutenção preventiva 

Nesses casos, as placas não apresentam nenhuma falha, mas é feita uma limpeza nelas, pois a sujeira é um dos principais fatores que contribuem para começarem os primeiros problemas com o sistema. 

Quanto mais sujas, com poeiras, resquícios de fezes de animais, folhagens etc, menos os painéis conseguem captar energia. 

Para se ter ideia, até 25% do seu funcionamento é prejudicado apenas por conta da sujeira. 

Só por esse motivo, a manutenção já é muito bem-vinda. 

Outro ponto importante sobre a falta de limpeza é: onde tem sujeira, é um ambiente convidativo para bichinhos, fungos, infestações e até corrosão. 

Mais um ponto para a revisão! 

Como é feita?  

Com todo o sistema desligado, equipamentos de alcance e uma pessoa com trajes de segurança. Além disso, nenhum produto químico forte, abrasivo e cortante pode ser utilizado. 

 

Manutenção preditiva 

Nesse caso, a manutenção está relacionada à inspeção dos componentes em geral e seu funcionamento, se há algo a ser consertado tanto na parte física quanto no sistema operacional. 

O profissional revisa o desempenho dos equipamentos e se certifica que todos estão em perfeito estado. 

Como é feita? 

Quando algo está arranhado, quebrado ou rachado, é fácil perceber apenas ao olhar. Já sobre as funções, um profissional tem o conhecimento necessário para inspecioná-las. 

 

Manutenção corretiva 

Assim que percebe-se que algo está fora do normal, a manutenção corretiva entra em ação corrigindo qualquer problema. 

Como é feita? 

Isso depende do que há de errado com as placas, e dependendo da intercorrência, medidas cabíveis vão ser tomadas, mas só podem ser feitas por profissionais especializados. 

 

De quanto em quanto tempo é preciso ser feita? 

A limpeza deve ser feita, no mínimo, 2 vezes ao ano, em lugares em que as chuvas são regulares. 

Em locais com tempo mais seco, de 3 em 3 meses é uma boa pedida, pois a chuva promove uma leve limpeza e faz a “manutenção” de painéis solares de forma natural. 

Já a manutenção preditiva, que acompanha a geração da energia e vai além da limpeza, deve ser feita com um pouco mais de frequência, mas o indicado é que o usuário acompanhe o funcionamento através de aplicativos específicos para esse fim. 

E, caso perceba falhas, aí sim pode acionar a manutenção corretiva. 

 

Quem pode realizar as manutenções? 

Depende de qual for. 

A limpeza pode ser feita pelo próprio proprietário, seguindo as instruções do fabricante das placas, mas deve ter muito cuidado, pois trata-se de uma limpeza delicada e um descuido pode resultar em um prejuízo dos grandes, além dos riscos de trabalho em altura, quando falamos de usinas em telhado. 

Nesse caso, apesar de poder ser feita pelos responsáveis, recomendamos chamar um profissional, para evitar qualquer dor de cabeça futura. 

A manutenção preditiva, como falamos, é um pouco mais técnica do que apenas ver se as placas estão sujas ou não, porém, existem aplicativos que controlam o funcionamento do sistema e alertam em casos de adversidades. 

Porém, apenas uma equipe profissional especializada, de preferência a que realizou a instalação, pode fazer a manutenção corretiva. 

Assim como os moradores das casas não se arriscam subindo no poste para religar a energia, a possibilidade das correções serem feitas por leigos é totalmente descartada. 

Nesse sentido, a segurança do indivíduo e o funcionamento do sistema são levados em consideração. 

Agora que sabe tudo sobre a manutenção de painéis solares, conheça nossas empresas solares  e entre em contato para realizar a inspeção do seu projeto. 

Somos uma empresa com oito anos de experiência nesse ramo e qualificada para fazer a manutenção que você precisa, e assim garantir o funcionamento do sistema de energia solar da sua residência ou negócio. 

Se você algum dia já considerou instalar um sistema de energia solar em seu imóvel, saiba que esse tipo de tecnologia tem se mostrado cada vez mais vantajoso para a população brasileira. 

Essa realidade se dá não somente pelo potencial energético solar do Brasil, mas também devido aos benefícios oferecidos quando comparados ao sistema tradicional de energia elétrica. 

Para além de ser uma opção sustentável e ecologicamente correta, você sabia que é possível economizar com energia solar valores expressivos a longo prazo com a instalação de um sistema fotovoltaico? 

Se a resposta para essa pergunta for não, você chegou ao lugar certo! No conteúdo de hoje vamos explicar o quanto é possível economizar com um projeto de energia solar e quais outros benefícios associados ao investimento! 

 

Como funciona um sistema de energia solar?

Antes de entender quais são as vantagens oferecidas por esse tipo de sistema, é preciso entender na prática como ele funciona. 

Para explicar de forma breve, um sistema de energia solar fotovoltaico funciona da seguinte forma: 

 

 

Essa energia pode ser utilizada para abastecer as necessidades energéticas de imóveis comerciais e residenciais, conforme a demanda do ambiente.

Atualmente, existem disponíveis no mercado três tipos de sistema de energia solar: on grid, off grid e sistema híbrido. 

O primeiro modelo refere-se aos equipamentos que funcionam ligados à rede elétrica de distribuição tradicional e é indicado para regiões em que a energia solar não é suficiente para suprir as demandas energéticas. 

Já o sistema off grid é recomendado para regiões em que há alta incidência de luz solar, condição que facilita a produção de energia solar e garante créditos extras na conta de luz. 

Por último e não menos importante, há o sistema híbrido, que funciona tanto conectado à rede elétrica, quanto de forma independente, caso ocorra queda de energia ou situações emergenciais.

 

Quais as vantagens de usar energia solar no Brasil?

Um país tropical com clima extremamente favorável, o Brasil tem se mostrado cada dia mais promissor quando se trata de energia solar, principalmente quando comparado às grandes potências que a utilizam em larga escala. 

A explicação para tal cenário é mais óbvia do que se imagina: com maior incidência de luz solar, mais alto torna-se o potencial para produzir energia solar. 

Essa realidade é ainda mais evidenciada quando olhamos para os Estados brasileiros em que o verão se estende por praticamente todos os meses do ano, como nas regiões norte e nordeste do país. 

No entanto, as vantagens em usar energia solar no Brasil não limitam-se apenas à condição geográfica e tipo de clima, Há também o incentivo financeiro em relação aos demais tipos de energia disponíveis no Brasil. 

Isso porque, embora seja considerado um sistema de alto custo, ao utilizar energia solar é possível economizar até 95% na conta de luz, com um retorno de investimento rápido e uma série de benefícios a longo prazo. 

Dentre as vantagens associadas ao uso de energia solar destacam-se ainda a redução dos danos causados ao meio ambiente, ao baixo custo de manutenção e a autonomia na geração de energia de forma independente.

 

Quanto posso economizar com energia solar?

Os impactos causados na conta de luz de quem utiliza um sistema de energia solar são expressivamente positivos, uma vez que as tarifas de energia elétrica praticadas no Brasil estão entre as mais caras do mundo. 

A razão para isso está relacionada aos impostos, taxas e subsídios cobrados dos cidadãos brasileiros, que pagam uma conta exorbitante para usufruir do serviço. 

Com o uso de energia solar, é possível diminuir o uso da energia elétrica oferecida pelas distribuidoras e, consequentemente reduzir drasticamente a quantia paga mensalmente às empresas que administram o serviço. 

Essa economia é ainda mais palpável em imóveis nos quais o consumo é expressivo, como os que utilizam equipamentos de ar condicionado, maquinários, chuveiros elétricos, dentre outros. 

Nestes casos, o valor pago às companhias pode chegar a ser até 95% menor em comparação ao período em que não se utilizava o sistema de energia solar, mantendo apenas o  pagamento da taxa mínima estipulada pela distribuidora. 

Além disso, caso a energia elétrica proveniente do gerador de energia solar seja maior do que a energia consumida no mês, o excedente pode ser transportado para a rede, passando pelo medidor bidirecional, acumulando os valores que serão devolvidos na forma de crédito solar na próxima conta de luz.

Vale lembrar que isso só acontece nos sistemas de energia solar on grid, ou seja, aqueles que são conectados à rede elétrica.

Além disso, existem regras estabelecidas para o uso dos créditos, que devem ser consultadas para garantir que sejam utilizadas da forma correta e mais vantajosa para você.

Nos textos da Market Solar, sempre buscamos responder as principais dúvidas dos clientes que chegam até nós. Neste texto, por exemplo, esclarecemos um dos principais questionamentos: como se dá o funcionamento dos eletrodomésticos com energia solar

Ou seja, como eles se comportam e como nós mesmos devemos utilizá-los depois de instalar painéis solares em nossa residência. 

Será que todos os aparelhos podem ser utilizados, e se podem, eles funcionam da mesma maneira? 

Além de responder a tudo isso (e adiantamos que são respostas animadoras), ainda falamos mais sobre a vantagem de contratar uma empresa especializada para pôr o projeto em prática. 

Então, para saber quais as vantagens da energia solar no uso dos eletros, continue lendo! 

 

Após a energia solar ser instalada, é preciso trocar os eletrodomésticos? 

Quanto a isso, não se preocupe, pois não é necessário trocar nenhum dos seus eletrodomésticos ou qualquer aparelho eletrônico como celulares e notebook, por exemplo. 

Isso graças à tecnologia que a energia solar é baseada, a da transformação de elétrica em solar por meio de um aparelho chamado inversor. 

No caso, o inversor capta a energia das placas solares e transforma a corrente contínua em alternada. 

Mas o que são essas correntes? 

A corrente contínua (CC) é a corrente de energia gerada pelas placas solares e é utilizada por circuitos de baixa tensão, como por exemplo: os carregadores de celular e as lâmpadas.

Porém, não são todos os aparelhos que têm tensão baixa e não demandam tanta energia para estarem ligados, que é o caso das máquinas de lavar, geladeira, ventiladores etc. 

E é aí que entra a corrente alternada (CA), responsável pela energia desses aparelhos acima, mas que não é gerada pela energia solar. 

Então, o inversor transforma a energia solar em corrente alternada e em eletricidade.  Ou seja, a troca de nenhum aparelho é levada em consideração, pois o aparelho conversor faz todo o trabalho que precisa ser feito. 

 

Eles funcionam normalmente? 

Outra notícia boa, pois sim, a rotina de uso dos eletrodomésticos com energia solar continua a mesma. 

Essa é uma dúvida comum, e pensar em não utilizar mais a energia elétrica comum para ligar os aparelhos é algo que causa até uma certa estranheza e gera questionamentos como: 

“Será que vai ser eficiente?” “Os aparelhos vão ser estáveis?” “O que vai acontecer com a capacidade deles?” “Preciso usar menos?” 

Resumidamente, a forma de uso é a mesma. Então, nada de pensar que vai precisar mudar os seus hábitos quanto ao uso dos eletrodomésticos, porque não vai. 

 

 

Pelo contrário, quanto mais se utilizar da energia solar, mais econômica ela será, já que as taxas da conta de luz vão diminuir. 

 

Então todos os eletrodomésticos podem ser ligados à essa energia? 

Com certeza! Com a energia das placas, nada se perde, tudo se transforma em economia, tornando essa uma das grandes vantagens do uso de eletrodomésticos com energia solar. 

O que difere uns aparelhos dos outros está relacionado à demanda de energia de cada um deles. Assim como já citamos, alguns são maiores consumidores, outros são menores. 

Nesse sentido, a empresa que o consumidor contrata faz toda a diferença, pois vai estudar sobre o consumo de energia da residência, analisar quais aparelhos são os mais utilizados, por quanto tempo e pessoas, e assim, apresentar o projeto que melhor se adequa a cada caso. 

Nossas empresas solares fazem parte das equipes que levam a sério cada etapa do projeto, desde a análise, até execução, finalização e a satisfação do cliente após a entrega, nas fases de manutenção, limpeza e demais dúvidas que surgirem. Dimensionamos o que seria ideal, sem nos preocuparmos com ter que escolher o produto que está limitado a um estoque.

Por esse motivo, caso haja necessidade, kits fotovoltaicos mais potentes são os mais indicados e alimentam eletros com alta demanda, como refrigeradores, lava-louças e secadoras. 

Em algumas ocasiões, instalar um kit menos potente (mas ainda sim muito eficiente) é a melhor opção e funciona muito bem com carregadores, televisores, lâmpadas, entre outros. 

 

Vantagem do uso da energia solar com eletrodomésticos

O fator econômico é, de longe, uma das razões pelas quais mais se procura pela energia solar, sendo esse um dos seus maiores benefícios. 

Já parou pra pensar quantas vezes pensou em diminuir o consumo de algum eletrodoméstico ou até mesmo desligá-lo da tomada para economizar na conta? 

Com a energia solar, essa não é mais uma preocupação. Afinal, a maior parte da energia que será utilizada virá dos painéis solares ao invés da eletricidade comum, pela qual se paga mensalmente. 

Portanto, quanto mais as placas gerarem energia, mais o uso da rede elétrica estadual torna-se mínimo. 

Essa economia pode chegar a 95% todos os meses, durante em média 25 anos. 

Além disso, caso o consumo de energia seja menor do que os que as placas geraram, os excedentes viram bônus para abater nas próximas faturas. 

Entenda mais sobre isso aqui: Como o uso de painel solar residencial atua na redução da conta de luz

 

Conclusão 

Agora restam motivos de sobra para investir em um projeto de energia solar, não é mesmo? 

Sabendo que pode aproveitá-la em todos os itens de sua residência que necessitam de energia, e ainda mais tendo consciência do quanto cada um deles contribui com os valores da conta de eletricidade, os eletrodomésticos com energia solar se tornam atrativos. 

Entre em contato conosco ou faça uma simulação você mesmo. A partir disso, veja seu bolso se enchendo mais, mesmo sem reduzir o consumo de energia. 

O uso de energia solar está cada vez mais frequente, por isso, é normal vermos que esse uso está se expandindo para além das grandes metrópoles. 

Atualmente, um setor em especial está investindo em outros meios de gerar eletricidade, reduzir seus custos e ainda tornar-se mais sustentável, que é o caso da agricultura com energia solar

Conheça onde e como esse tipo de energia pode ser aproveitado no agronegócio, seus benefícios, e compreenda os motivos desse crescimento que só tem aumentado. 

 

O crescimento da energia solar nas metrópoles 

A energia limpa gerada através de placas solares cresce cada vez mais nos países bem desenvolvidos, assim como Estados Unidos, China e Alemanha, que ocupam as primeiras posições no ranking das nações que mais geram essa energia. 

Já nas grandes metrópoles, em geral, esse crescimento é tão notado quanto nesses países. 

No Brasil, por exemplo, o aumento da instalação de placas solares foi muito significativo nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, onde cresceu mais de 70%, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

Essa demanda gigantesca, fez as empresas desse ramo crescerem (somente em 2019), mais de 212%, que segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), representa os mais de 110 mil projetos solares instalados naquele ano.  

 

O crescimento da agricultura com energia solar

A expansão 

O sistema fotovoltaico se expandiu tanto, que além das metrópoles e grandes cidades, chegou à zona rural com um forte potencial de apelo econômico e comercial. 

Nos últimos anos, ainda segundo a Absolar, a agricultura com esse tipo de energia cresceu cerca de 1,3 mil vezes. 

 

Pagamento facilitado 

Para se ter uma ideia, o potencial é tanto, que até mesmo as condições de pagamento estão sendo facilitadas, e atualmente, é possível financiar um projeto de energia solar em zonas de agricultura. 

Esse financiamento é concedido pelo Plano Safra, do Governo Federal, no Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono). 

 

Avanço da tecnologia 

Ou seja, com facilidades como essa, a tendência é que o crescimento dispare ainda mais, principalmente por conta da tecnologia solar que avança e consegue incluir quase todos os processos de agricultura que necessitam de energia. 

 

Questões ambientais

Outro motivo pelo qual a procura da energia solar está crescendo nesses espaços, é a cobrança de organizações ambientais sobre a urgência do agronegócio buscar alternativas mais sustentáveis de funcionamento. 

Desmatamento, degradação do solo, perda da biodiversidade, acúmulo de resíduos e a contaminação do solo, do ar e da água, estão entre as principais queixas. 

Quanto a isso, a energia solar é uma opção de mudança que impacta positivamente na redução de muitos desses problemas. 

 

Como a energia solar pode ser usada na agricultura? 

Estufas

As estufas solares são uma das opções mais usadas na agricultura com energia solar, pois casam perfeitamente com o sistema fotovoltaico e as placas podem ser instaladas diretamente no teto delas. 

Além disso, colabora com a sustentabilidade da agricultura em geral. 

 

Irrigação e bombeamento de água

A irrigação é, sem dúvidas, um dos procedimentos mais utilizados na agricultura, e como qualquer sistema que demanda água, assim como a máquina de lavar roupa e a lava-louças, são os maiores consumidores de energia. 

Nesse caso, ela seria muito bem aproveitada, e o mesmo vale para o bombeamento de água. 

Nas suas situações, contar com as placas solares economizaria muita energia. 

 

Refrigeração

Assim como a irrigação e o bombeamento de água, a refrigeração tem um consumo de energia muito alto. Ou seja, utilizar a energia solar também é vantajoso nesse caso. 

 

Equipamentos em geral

Qualquer equipamento que necessite de eletricidade pode ser ligado ao sistema fotovoltaico e reduzir o consumo (e o valor) da energia elétrica comum. 

Máquinas, equipamentos agrícolas e aqueles que fornecem luz, calor e ventilação aos espaços das fazendas, da criação de animais e aquecedores de água podem ser alimentados pelos painéis solares, por exemplo. 

Desse modo, o projeto de energia solar se torna ainda mais interessante, pois pode ser 100% aproveitado, principalmente em ambientes como os do agronegócio: grandes, quase totalmente abertos e com bastante incidência de sol, o que torna a geração de energia solar ainda maior. 

 

Quais são os benefícios da energia solar na agricultura? 

Redução de custos

Um sistema de energia solar pode reduzir os custos com energia elétrica em até 95%, o que é uma redução drástica e muito interessante do ponto de vista econômico. 

Ainda mais se tratando do agronegócio, um setor que demanda um consumo elevado, incessante e primordial de energia. 

Essa redução de gastos abrange a grande maioria das produções e sistemas agrícolas, das plantações aos animais, fazendo disso um atrativo a mais. 

 

Energia solar tem menor valor de manutenção 

A manutenção das placas solares são mais baratas do que outras fontes de energia utilizadas na agricultura e não são necessárias manutenções tão constantes. 

 

Maior autonomia e estabilidade 

A falta de energia elétrica pode ser um problema dos grandes para os agricultores e para os moradores das regiões agrícolas. 

Um projeto solar, nesse setor, fará com que os agricultores se tornem menos dependentes do gerador de eletricidade das hidroelétricas, e ainda será muito útil em locais onde o acesso a esse tipo de energia é dificultoso. 

Sendo assim, não apenas as fazendas e seus donos serão beneficiados, mas a comunidade rural no geral.

 

Mais sustentabilidade com energia solar

A energia solar é uma fonte limpa, renovável, e sustentável, o que garante a preservação ambiental que tanto as organizações cobram desse setor em particular, e que entende-se que é mesmo importante. 

 

Aumenta os investimentos em outros fatores essenciais

Com a redução significativa de custos, os responsáveis podem investir seus lucros em várias outras aplicações necessárias para o sucesso da produção agrícola, como novos equipamentos, mais automação e na agricultura de precisão. 

 

Entre em contato com a Market Solar 

Agora que já conhece todas as vantagens de um sistema de energia econômico e sustentável, pensa no quanto a agricultura com energia solar pode ser um dos seus maiores e mais benéficos investimentos. 

Fale com a Market Solar e faça agora seu orçamento de energia solar. Quanto mais pensar no futuro do seu negócio, mais ele tende a ser promissor.

A van para em um local público da cidade e são distribuídos 100 assentos para o público, mas que pode ser bem maior que isso, basta se acomodar perto do veículo, já que o telão tem 200 polegadas. 

O que as placas fazem funcionar são os sistemas de projeção e de som e funcionam perfeitamente para o agrado do público, além das pipocas grátis que são oferecidas, para atraí-los ainda mais.  

A experiência é agradável e parecida com a de um cinema tradicional, a diferença é o ambiente ao ar livre, a gratuidade, e seu funcionamento, é claro. 

Além disso, para compensar os gases poluentes emitidos pela van, alguns dos responsáveis pelo projeto plantam árvores em uma área de reflorestamento no interior do estado de São Paulo. 

Fora as sessões também são ofertadas oficinas de sustentabilidade e consciência ambiental, tudo de forma didática e de fácil compreensão, por uma equipe multidisciplinar preparada para alcançar pessoas de espaços mais carentes e que muitas vezes não têm acesso tanto a essas informações quanto ao próprio cinema. 

 

Qual a importância de projetos como esse? 

Maior conscientização sobre a energia solar  

O cinema com energia solar é uma forma de tornar essa energia mais conhecida e palpável nos espaços mais populares da comunidade brasileira. 

Em ambientes como esse, o acesso à educação como um todo é prejudicado por diversos fatores, e piora ainda mais tratando-se de energias sustentáveis e problemas ambientais, conhecimentos indevidamente negligenciados. Um dos maiores questionamento sobre a energia solar é em relação à sua usabilidade e funcionamento, afinal, quem vai investir em um projeto desses, quer aproveitá-lo o máximo possível e estão corretíssimos. 

Para essas pessoas, a boa notícia é que essa energia é usável em tantas coisas, que atualmente, uma das grandes novidades no mercado é o cinema com energia solar

E se é possível usá-la em cinemas, que demandam um grande consumo, quem dirá o que ela pode fazer em sua residência ou negócio?! 

Saiba como tudo isso é possível, ao longo deste texto sobre mais uma novidade do uso do sistema fotovoltaico.  

 

A energia solar e suas mil e uma utilidades 

Muitos de nossos clientes ficam em dúvida se poderão usar a energia solar em todos os seus eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, com receio de investir em algo que não será tão útil. 

 

Conheça as perguntas frequentes de energia solar 

 

Porém, logo de início, adiantamos que um projeto solar é tão usável quanto se pode imaginar, inclusive em coisas que nem ao menos cogitamos. 

O cinema é um exemplo disso, e se é possível até mesmo nas grandes telonas, em residenciais normais, o sistema de energia pode ser ainda mais proveitoso em aparelhos bem mais simples do que esse. 

De início, as placas solares pareciam só ser possíveis em projetos complexos, gigantescos e em indústrias com bastante capital. 

Porém, a Agência Internacional de Energia (IEA), revela que a expansão da energia solar vai bater seu recorde em 2022 e será responsável por mais de 60% do aumento da energia renovável. 

Ou seja, quanto mais sua procura se expande, maiores são as suas possibilidades de uso, e o cinema é uma delas tanto que projetos que a utilizam vem ganhando destaque. 

 

Conheça o Projeto Cinesolar 

O que é? 

O Projeto Cinesolar é um projeto de arte sustentável que leva o cinema em seu nome e em sua essência, e faz parte de ações de sustentabilidade e relacionamento. 

Quem o idealizou foi Cynthia Alario, da Brazucah Produções, a responsável pela parte prática do Cinesolar, que conta com o apoio do Solar World Cinema e da Fundação Doen, grande incentivadora e patrocinadora de projetos sociais de energia sustentável. 

Apesar dessas duas últimas fundações serem do exterior e onde atualmente se investe muito em energia renovável e apoio ao meio ambiente, empresas brasileiras como o Grupo Votorantim, CPFL Energia e Genzyme do Brasil também já apoiaram o projeto. 

Desde seu início, em 2013, o cinema itinerante já passou por mais de 340 municípios brasileiros e teve mais de 1000 sessões com 100 filmes de curta e longa metragem que rodaram o Brasil todo. 

 

Por que foi criado? 

Criado para levar o cinema às pessoas que principalmente vivem em comunidades, um dos intuitos principais desse projeto é apresentar a cultura cinematográfica para aqueles que não tem um acesso facilitado tanto ao cinema, como a outros meios de arte e cultura no geral. 

Ou seja, o entretenimento é a base desse projeto, mas também tem a sustentabilidade como uma preocupação, pois ele é totalmente auto sustentável. 

A iniciativa de um cinema com energia solar itinerante, por si só, já é interessante, mas se torna ainda mais quando se entende que outro motivo de sua criação foi levar o funcionamento de um sistema fotovoltaico para o conhecimento mais popular. 

Desse modo, mais pessoas terão a oportunidade de saber que outras fontes de energia existem, são muito úteis e podem ser acessíveis. 

Ainda mais tratando-se da energia solar, a fonte renovável com maior potencial em nosso país. 

 

Como funciona o cinema com energia solar? 

O Cinesolar é uma van com placas solares em seu teto, as quais transformam energia solar em elétrica e rodam os filmes a partir dessa transformação. 

Por conta das oficinas oferecidas a conscientização é feita didaticamente, e pelo menos uma plantinha é plantada na cabeça de quem passa por projetos desse tipo.

 

Tornar a energia solar mais acessível 

Além da conscientização, para poderem absorver ainda mais sobre o conhecimento adquirido, nada melhor do que mostrar o funcionamento da energia solar na prática. 

Assim, as pessoas vão entender com os próprios olhos que ela funciona, como funciona e ainda despertar o interesse dela pelas placas solares de energia. 

 

Mais cultura e mais consciência ambiental 

 

Como são sessões de cinema, a cultura também é algo a ser promovido e despertado por projetos como o Cinesolar. 

Somar entretenimento à cultura é um modo muito interessante de se levar a consciência ambiental para a população, pois abrange fatores sociais super importantes de uma só vez: arte e sustentabilidade. 

O cinema com energia solar é uma realidade, e a energia solar pode ser uma realidade tão benéfica para você quanto como você viu por aqui. Fale com a Market Solar e faça agora seu orçamento de energia solar. Vamos te ajudar nesse projeto, que talvez não será de cinema, mas pode ser muito mais!

© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso