14/07/2022

Como funciona a agricultura com energia solar

por seomarketing

O uso de energia solar está cada vez mais frequente, por isso, é normal vermos que esse uso está se expandindo para além das grandes metrópoles. 

Atualmente, um setor em especial está investindo em outros meios de gerar eletricidade, reduzir seus custos e ainda tornar-se mais sustentável, que é o caso da agricultura com energia solar

Conheça onde e como esse tipo de energia pode ser aproveitado no agronegócio, seus benefícios, e compreenda os motivos desse crescimento que só tem aumentado. 

 

O crescimento da energia solar nas metrópoles 

A energia limpa gerada através de placas solares cresce cada vez mais nos países bem desenvolvidos, assim como Estados Unidos, China e Alemanha, que ocupam as primeiras posições no ranking das nações que mais geram essa energia. 

Já nas grandes metrópoles, em geral, esse crescimento é tão notado quanto nesses países. 

No Brasil, por exemplo, o aumento da instalação de placas solares foi muito significativo nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, onde cresceu mais de 70%, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

Essa demanda gigantesca, fez as empresas desse ramo crescerem (somente em 2019), mais de 212%, que segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), representa os mais de 110 mil projetos solares instalados naquele ano.  

 

O crescimento da agricultura com energia solar

A expansão 

O sistema fotovoltaico se expandiu tanto, que além das metrópoles e grandes cidades, chegou à zona rural com um forte potencial de apelo econômico e comercial. 

Nos últimos anos, ainda segundo a Absolar, a agricultura com esse tipo de energia cresceu cerca de 1,3 mil vezes. 

 

Pagamento facilitado 

Para se ter uma ideia, o potencial é tanto, que até mesmo as condições de pagamento estão sendo facilitadas, e atualmente, é possível financiar um projeto de energia solar em zonas de agricultura. 

Esse financiamento é concedido pelo Plano Safra, do Governo Federal, no Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono). 

 

Avanço da tecnologia 

Ou seja, com facilidades como essa, a tendência é que o crescimento dispare ainda mais, principalmente por conta da tecnologia solar que avança e consegue incluir quase todos os processos de agricultura que necessitam de energia. 

 

Questões ambientais

Outro motivo pelo qual a procura da energia solar está crescendo nesses espaços, é a cobrança de organizações ambientais sobre a urgência do agronegócio buscar alternativas mais sustentáveis de funcionamento. 

Desmatamento, degradação do solo, perda da biodiversidade, acúmulo de resíduos e a contaminação do solo, do ar e da água, estão entre as principais queixas. 

Quanto a isso, a energia solar é uma opção de mudança que impacta positivamente na redução de muitos desses problemas. 

 

Como a energia solar pode ser usada na agricultura? 

Estufas

As estufas solares são uma das opções mais usadas na agricultura com energia solar, pois casam perfeitamente com o sistema fotovoltaico e as placas podem ser instaladas diretamente no teto delas. 

Além disso, colabora com a sustentabilidade da agricultura em geral. 

 

Irrigação e bombeamento de água

A irrigação é, sem dúvidas, um dos procedimentos mais utilizados na agricultura, e como qualquer sistema que demanda água, assim como a máquina de lavar roupa e a lava-louças, são os maiores consumidores de energia. 

Nesse caso, ela seria muito bem aproveitada, e o mesmo vale para o bombeamento de água. 

Nas suas situações, contar com as placas solares economizaria muita energia. 

 

Refrigeração

Assim como a irrigação e o bombeamento de água, a refrigeração tem um consumo de energia muito alto. Ou seja, utilizar a energia solar também é vantajoso nesse caso. 

 

Equipamentos em geral

Qualquer equipamento que necessite de eletricidade pode ser ligado ao sistema fotovoltaico e reduzir o consumo (e o valor) da energia elétrica comum. 

Máquinas, equipamentos agrícolas e aqueles que fornecem luz, calor e ventilação aos espaços das fazendas, da criação de animais e aquecedores de água podem ser alimentados pelos painéis solares, por exemplo. 

Desse modo, o projeto de energia solar se torna ainda mais interessante, pois pode ser 100% aproveitado, principalmente em ambientes como os do agronegócio: grandes, quase totalmente abertos e com bastante incidência de sol, o que torna a geração de energia solar ainda maior. 

 

Quais são os benefícios da energia solar na agricultura? 

Redução de custos

Um sistema de energia solar pode reduzir os custos com energia elétrica em até 95%, o que é uma redução drástica e muito interessante do ponto de vista econômico. 

Ainda mais se tratando do agronegócio, um setor que demanda um consumo elevado, incessante e primordial de energia. 

Essa redução de gastos abrange a grande maioria das produções e sistemas agrícolas, das plantações aos animais, fazendo disso um atrativo a mais. 

 

Energia solar tem menor valor de manutenção 

A manutenção das placas solares são mais baratas do que outras fontes de energia utilizadas na agricultura e não são necessárias manutenções tão constantes. 

 

Maior autonomia e estabilidade 

A falta de energia elétrica pode ser um problema dos grandes para os agricultores e para os moradores das regiões agrícolas. 

Um projeto solar, nesse setor, fará com que os agricultores se tornem menos dependentes do gerador de eletricidade das hidroelétricas, e ainda será muito útil em locais onde o acesso a esse tipo de energia é dificultoso. 

Sendo assim, não apenas as fazendas e seus donos serão beneficiados, mas a comunidade rural no geral.

 

Mais sustentabilidade com energia solar

A energia solar é uma fonte limpa, renovável, e sustentável, o que garante a preservação ambiental que tanto as organizações cobram desse setor em particular, e que entende-se que é mesmo importante. 

 

Aumenta os investimentos em outros fatores essenciais

Com a redução significativa de custos, os responsáveis podem investir seus lucros em várias outras aplicações necessárias para o sucesso da produção agrícola, como novos equipamentos, mais automação e na agricultura de precisão. 

 

Entre em contato com a Market Solar 

Agora que já conhece todas as vantagens de um sistema de energia econômico e sustentável, pensa no quanto a agricultura com energia solar pode ser um dos seus maiores e mais benéficos investimentos. 

Fale com a Market Solar e faça agora seu orçamento de energia solar. Quanto mais pensar no futuro do seu negócio, mais ele tende a ser promissor.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso