28/07/2022

Como funciona a energia solar no inverno?

por seomarketing

A energia solar é um sistema alternativo que cresce cada vez mais, principalmente pelo fato de poder reduzir o valor das contas de luz em até 90%. 

Essa característica deve-se à transformação da energia do sol (fonte gratuita e inesgotável), em energia elétrica através de painéis solares. 

Mas, quando se fala em sol, logo se remete ao verão e seu calor intenso, e por isso muitos pensam que esse tipo de energia é incapaz de funcionar em dias frios. 

Para desmistificar essa informação, preparamos esse post sobre energia solar no inverno, e já adiantamos: ela funciona tão bem quanto em outras estações, confira: 

 

A energia solar funciona no inverno? 

Com certeza. O funcionamento dos painéis solares não depende do calor em si, mas sim, da luz do sol.

Portanto, o inverno não é um empecilho para o seu projeto de energia solar funcionar perfeitamente, diferentemente do que muitos acreditam. 

O que acontece, é que as pessoas confundem calor com luz solar, e nessa, acabam entendendo que esse tipo de energia só é eficiente em altas temperaturas. 

Porém, dos 365 dias do ano, de todos os anos, quem já presenciou um dia com 24h de noite escura? Bom, acredito que ninguém, não é mesmo?! 

Isso porque, não há um dia sequer em que o sol não nasça. Mesmo em temperaturas negativas, ele sempre está presente, e para os painéis solares, isso basta para eles funcionarem e serem eficientes. 

Então, o receio que muitos têm é baseado em achismos, mas não se preocupe, se essa era sua dúvida, ainda pode confiar que o sistema de energia solar é mais vantajoso do que imagina! 

 

O Brasil e seu clima propício e proveitoso 

Como explicamos, as placas não são detidas pela estação mais fria do ano, mas será que o desempenho da energia solar no inverno é prejudicado? 

Com o nosso clima, jamais! 

Em primeiro lugar, precisamos te lembrar de que o Brasil é um país tropical em sua maior parte, ou seja, as temperaturas médias anuais variam entre 18 a 25 graus em todas as regiões. 

É claro que essa é a média e o termômetro marca mais e menos do que isso em vários momentos, mas, no geral, nosso país é o cenário perfeito para projetos solares serem muito bem sucedidos. 

Você sabia que o Brasil tem um dos melhores potenciais quando o assunto é energia solar

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o país recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, sendo que obtém 80% dos raios solares recebidos na Terra, o que significa que conseguimos 10 mil vezes a quantidade de energia que todo o resto dos países necessitam em um ano inteiro. 

É muita coisa! 

Com tudo isso, queremos dizer que mesmo no inverno, nosso território ainda é um “terreno fértil” para os painéis solares funcionarem a todo vapor. 

 

Então as placas solares continuam tendo a mesma eficiência?

Como visto, uma das vantagens dos painéis solares é o total aproveitamento delas, literalmente, como diz a expressão popular: sem tempo ruim! 

Na verdade, além do frio não atrapalhar o desempenho dos painéis solares, ele pode ser até melhor para o funcionamento delas. 

Um exemplo bem fácil de compreender essa questão, é sobre os aparelhos eletrônicos em geral. 

Quem nunca pegou o celular depois de muito tempo carregando, ou no sol, e ele não estava fervendo a ponto de não funcionar direito? Nesses casos, alguns sistemas até avisam ao usuário que o aparelho precisa ser resfriado. 

Isso se deve ao fato de que eletrônicos, quando esquentam demais, perdem um pouco do equilíbrio dos seus sistemas e tendem a ficar mais lentos, perder potência etc. 

O mesmo pode acontecer com os painéis solares, se a temperatura for muito alta por muito tempo. 

Portanto, climas amenos em nada desqualificam e a energia solar no inverno continua sendo benéfica. 

O que pode “diminuir” a captação de energia, é que nessa estação, os dias são menores e anoitece mais rápido, além disso, a angulação do sol em relação à Terra, no inverno, faz com que os raios solares cheguem até nós de forma mais amena. 

Mas isso não é motivo de alarde, pois é um impacto leve e nada preocupante em relação ao desempenho das placas. 

Uma outra boa notícia foi a descoberta recente, que constatou que painéis solares podem funcionar durante a noite. 

 

O impacto na conta de luz: outra vantagem na energia solar no inverno

Não sabemos se você é assim, mas acreditamos que, tirando os corajosos, banhos quentes no inverno são obrigatórios, concorda? 

E o chuveiro é um baita consumidor de energia. Há residências em que o responsável pela conta de luz até bate na porta do banheiro e anuncia: “não demora, vai gastar muita luz.” 

E ele não está errado, pois o chuveiro em modo inverno realmente demanda entre 4.000 a 6.000 watts, consumindo 30% a mais de energia em relação às outras estações. 

No bolso, isso já faz uma diferença e tanto. 

E é aí que a energia solar no inverno entra em ação, pois esse sistema garante a diminuição do uso da energia comum, e consequentemente aumenta a economia, abatida nos boletos mentais de luz. 

 

Sobre isso, entenda como o uso de painel solar residencial atua na redução da conta de luz

 

Nas casas em que aquecedores são utilizados, a energia solar é ainda mais vantajosa, pois é outro eletrodoméstico que consome bastante energia elétrica. 

Viu como o inverno não é um problema? 

 

Empresa especialista, projeto funcionando o ano inteiro 

Agora que já conhece mais sobre o funcionamento dos painéis solares no inverno, fica bem mais aliviado sabendo que elas não param de serem úteis. 

Porém, toda essa eficiência também depende do modo como o projeto é instalado. 

Os profissionais precisam ser bem instruídos e pensar nas necessidades de cada ambiente, já que para não perder a potência, o sistema precisa ser montado com a angulação e inclinação perfeita. 

Nossas empresas solares contam com equipes de profissionais qualificados e atualizados, que encaram cada projeto como único, e assim, os instalam de modo a tirar total proveito da energia solar.

A energia solar no inverno funciona muito bem, mas ainda depende de uma boa instalação. 

Entre em contato conosco e usufrua de todas as vantagens que falamos até aqui.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso