A energia solar é um sistema alternativo que cresce cada vez mais, principalmente pelo fato de poder reduzir o valor das contas de luz em até 90%.
Essa característica deve-se à transformação da energia do sol (fonte gratuita e inesgotável), em energia elétrica através de painéis solares.
Mas, quando se fala em sol, logo se remete ao verão e seu calor intenso, e por isso muitos pensam que esse tipo de energia é incapaz de funcionar em dias frios.
Para desmistificar essa informação, preparamos esse post sobre energia solar no inverno, e já adiantamos: ela funciona tão bem quanto em outras estações, confira:
Com certeza. O funcionamento dos painéis solares não depende do calor em si, mas sim, da luz do sol.
Portanto, o inverno não é um empecilho para o seu projeto de energia solar funcionar perfeitamente, diferentemente do que muitos acreditam.
O que acontece, é que as pessoas confundem calor com luz solar, e nessa, acabam entendendo que esse tipo de energia só é eficiente em altas temperaturas.
Porém, dos 365 dias do ano, de todos os anos, quem já presenciou um dia com 24h de noite escura? Bom, acredito que ninguém, não é mesmo?!
Isso porque, não há um dia sequer em que o sol não nasça. Mesmo em temperaturas negativas, ele sempre está presente, e para os painéis solares, isso basta para eles funcionarem e serem eficientes.
Então, o receio que muitos têm é baseado em achismos, mas não se preocupe, se essa era sua dúvida, ainda pode confiar que o sistema de energia solar é mais vantajoso do que imagina!
Como explicamos, as placas não são detidas pela estação mais fria do ano, mas será que o desempenho da energia solar no inverno é prejudicado?
Com o nosso clima, jamais!
Em primeiro lugar, precisamos te lembrar de que o Brasil é um país tropical em sua maior parte, ou seja, as temperaturas médias anuais variam entre 18 a 25 graus em todas as regiões.
É claro que essa é a média e o termômetro marca mais e menos do que isso em vários momentos, mas, no geral, nosso país é o cenário perfeito para projetos solares serem muito bem sucedidos.
Você sabia que o Brasil tem um dos melhores potenciais quando o assunto é energia solar?
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o país recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, sendo que obtém 80% dos raios solares recebidos na Terra, o que significa que conseguimos 10 mil vezes a quantidade de energia que todo o resto dos países necessitam em um ano inteiro.
É muita coisa!
Com tudo isso, queremos dizer que mesmo no inverno, nosso território ainda é um “terreno fértil” para os painéis solares funcionarem a todo vapor.
Como visto, uma das vantagens dos painéis solares é o total aproveitamento delas, literalmente, como diz a expressão popular: sem tempo ruim!
Na verdade, além do frio não atrapalhar o desempenho dos painéis solares, ele pode ser até melhor para o funcionamento delas.
Um exemplo bem fácil de compreender essa questão, é sobre os aparelhos eletrônicos em geral.
Quem nunca pegou o celular depois de muito tempo carregando, ou no sol, e ele não estava fervendo a ponto de não funcionar direito? Nesses casos, alguns sistemas até avisam ao usuário que o aparelho precisa ser resfriado.
Isso se deve ao fato de que eletrônicos, quando esquentam demais, perdem um pouco do equilíbrio dos seus sistemas e tendem a ficar mais lentos, perder potência etc.
O mesmo pode acontecer com os painéis solares, se a temperatura for muito alta por muito tempo.
Portanto, climas amenos em nada desqualificam e a energia solar no inverno continua sendo benéfica.
O que pode “diminuir” a captação de energia, é que nessa estação, os dias são menores e anoitece mais rápido, além disso, a angulação do sol em relação à Terra, no inverno, faz com que os raios solares cheguem até nós de forma mais amena.
Mas isso não é motivo de alarde, pois é um impacto leve e nada preocupante em relação ao desempenho das placas.
Uma outra boa notícia foi a descoberta recente, que constatou que painéis solares podem funcionar durante a noite.
Não sabemos se você é assim, mas acreditamos que, tirando os corajosos, banhos quentes no inverno são obrigatórios, concorda?
E o chuveiro é um baita consumidor de energia. Há residências em que o responsável pela conta de luz até bate na porta do banheiro e anuncia: “não demora, vai gastar muita luz.”
E ele não está errado, pois o chuveiro em modo inverno realmente demanda entre 4.000 a 6.000 watts, consumindo 30% a mais de energia em relação às outras estações.
No bolso, isso já faz uma diferença e tanto.
E é aí que a energia solar no inverno entra em ação, pois esse sistema garante a diminuição do uso da energia comum, e consequentemente aumenta a economia, abatida nos boletos mentais de luz.
Sobre isso, entenda como o uso de painel solar residencial atua na redução da conta de luz.
Nas casas em que aquecedores são utilizados, a energia solar é ainda mais vantajosa, pois é outro eletrodoméstico que consome bastante energia elétrica.
Viu como o inverno não é um problema?
Agora que já conhece mais sobre o funcionamento dos painéis solares no inverno, fica bem mais aliviado sabendo que elas não param de serem úteis.
Porém, toda essa eficiência também depende do modo como o projeto é instalado.
Os profissionais precisam ser bem instruídos e pensar nas necessidades de cada ambiente, já que para não perder a potência, o sistema precisa ser montado com a angulação e inclinação perfeita.
Nossas empresas solares contam com equipes de profissionais qualificados e atualizados, que encaram cada projeto como único, e assim, os instalam de modo a tirar total proveito da energia solar.
A energia solar no inverno funciona muito bem, mas ainda depende de uma boa instalação.
Entre em contato conosco e usufrua de todas as vantagens que falamos até aqui.