14/04/2022

Como funciona a energia solar?

por seomarketing

Antes de adquirir um bom sistema fotovoltaico ou  térmico, é importante entender como funciona a energia solar, afinal, este será um grande investimento e você deve ter todas as suas dúvidas respondidas.

 A principal função da energia solar é utilizar a luz do sol como uma fonte de energia elétrica e térmica.

Por ser um recurso que vem ganhando muito espaço nas residências e empresas do Brasil, hoje resolvemos separar um artigo exclusivo para que você entenda todos os detalhes sobre este sistema.

Contudo, antes de entendermos como este sistema funciona, é preciso que você conheça o objetivo e as principais funções da energia solar. Continue lendo este artigo para saber mais.

Tipos de energia solar

O sistema de geração de energia solar é utilizado principalmente para fornecer energia elétrica de forma mais sustentável e econômica.

Para isso, é utilizado um conjunto de equipamentos que transformam a energia emitida pelo sol em eletricidade, fazendo com o imóvel possa usufruir de uma energia renovável.

Contudo, é preciso que você entenda as diferenças entre os tipos de sistemas de energia solar, uma vez que existem diferentes finalidades. Por isso, falaremos sobre cada um deles a seguir.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é o tipo mais conhecido para residências e empresas. Ela faz a conversão da energia absorvida do sol e transforma em eletricidade, procedimento conhecido como “efeito fotovoltaico”.

Para que este processo seja feito, é necessária a instalação de placas solares, que fazem a captação da energia do sol e transforma-a em energia elétrica.

Uma das suas principais vantagens é a pouca agressão ao meio ambiente, uma vez que a sua energia é renovável, ou seja, inesgotável.

Energia Solar Térmica

Diferente da energia solar fotovoltaica, a térmica tem o objetivo de aquecer um ambiente ou um fluido. Geralmente, ela é utilizada para esquentar água para banho.

Neste tipo de sistema é utilizado placas ou tubos a vácuo, que possuem o objetivo de captar e transferir o calor para o líquido que se encontra nas suas tubulações.

Logo depois, este líquido é transferido para um acumulador solar, que fica responsável por aquecer a água de forma controlada e, no fim, ela é distribuída para uso.

Energia Solar: como ela funciona?

placas de energia solar ilustrando coo funciona a energia solar fotovoltaica

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de energia solar, está na hora de você entender como funciona a energia solar de acordo com a sua finalidade.

No caso da energia fotovoltaica, seu sistema atua com a utilização de placas solares, que recebe a luz do sol e, graças ao efeito fotovoltaico, gera a energia elétrica. São nessas placas que a luz é convertida.

Contudo, esse tipo de energia pode ter até 3 formas de funcionamento, sendo elas:

  • Conectado à rede (on grid), que atua com a geração e inserção de energia diretamente nos equipamentos do local e o excedente é injetado na rede elétrica que contabiliza créditos em kWh para uso noturno, dias chuvosos ou até mesmo em outros locais;
  • Isolado ou autônomo (off grid), que usa baterias para o armazenamento da eletricidade, essa energia armazenada que alimenta os equipamentos; 
  • Solar Híbrido que funciona de forma conjunta entre os dois funcionamentos citados acima, um complementando o outro..

Já se tratando da energia térmica, ela trabalha absorvendo a temperatura do sol pelas placas solares, deixando o líquido das tubulações mais quente. 

Este calor é transportado para o coletor, que é o que faz a água ser aquecida e guardada neste coletor para ser utilizada. Dessa forma, por exemplo, é possível tomar banhos com uma temperatura agradável. 

Quando há dias mais nublados e que a obtenção do calor não se faz possível, este sistema utiliza o aquecedor a gás para esquentar o líquido.

Qual tipo de sistema escolher?

Agora que você sabe como funciona a energia solar em seus respectivos tipos, é hora de analisar quais as suas principais necessidades e qual desses sistemas vai lhe trazer mais benefícios.

Como apresentamos anteriormente, os dois tipos são facilmente diferenciados, uma vez que a energia térmica oferece o aquecimento solar para o seu imóvel, enquanto o sistema fotovoltaico transforma a luz do sol em eletricidade.

Fato é que independente de qual sistema você optar, ambos vão te trazer economia e te propiciar o uso de um fonte limpa, renovável e inesgotável que é o sol.

O Market Solar pode lhe ajudar a escolher o melhor tipo de sistema para o seu imóvel. Entre no nosso site e saiba como!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso