12/07/2022

Como funcionam as sessões de cinema movidas a energia solar

por seomarketing

A van para em um local público da cidade e são distribuídos 100 assentos para o público, mas que pode ser bem maior que isso, basta se acomodar perto do veículo, já que o telão tem 200 polegadas. 

O que as placas fazem funcionar são os sistemas de projeção e de som e funcionam perfeitamente para o agrado do público, além das pipocas grátis que são oferecidas, para atraí-los ainda mais.  

A experiência é agradável e parecida com a de um cinema tradicional, a diferença é o ambiente ao ar livre, a gratuidade, e seu funcionamento, é claro. 

Além disso, para compensar os gases poluentes emitidos pela van, alguns dos responsáveis pelo projeto plantam árvores em uma área de reflorestamento no interior do estado de São Paulo. 

Fora as sessões também são ofertadas oficinas de sustentabilidade e consciência ambiental, tudo de forma didática e de fácil compreensão, por uma equipe multidisciplinar preparada para alcançar pessoas de espaços mais carentes e que muitas vezes não têm acesso tanto a essas informações quanto ao próprio cinema. 

 

Qual a importância de projetos como esse? 

Maior conscientização sobre a energia solar  

O cinema com energia solar é uma forma de tornar essa energia mais conhecida e palpável nos espaços mais populares da comunidade brasileira. 

Em ambientes como esse, o acesso à educação como um todo é prejudicado por diversos fatores, e piora ainda mais tratando-se de energias sustentáveis e problemas ambientais, conhecimentos indevidamente negligenciados. Um dos maiores questionamento sobre a energia solar é em relação à sua usabilidade e funcionamento, afinal, quem vai investir em um projeto desses, quer aproveitá-lo o máximo possível e estão corretíssimos. 

Para essas pessoas, a boa notícia é que essa energia é usável em tantas coisas, que atualmente, uma das grandes novidades no mercado é o cinema com energia solar

E se é possível usá-la em cinemas, que demandam um grande consumo, quem dirá o que ela pode fazer em sua residência ou negócio?! 

Saiba como tudo isso é possível, ao longo deste texto sobre mais uma novidade do uso do sistema fotovoltaico.  

 

A energia solar e suas mil e uma utilidades 

Muitos de nossos clientes ficam em dúvida se poderão usar a energia solar em todos os seus eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, com receio de investir em algo que não será tão útil. 

 

Conheça as perguntas frequentes de energia solar 

 

Porém, logo de início, adiantamos que um projeto solar é tão usável quanto se pode imaginar, inclusive em coisas que nem ao menos cogitamos. 

O cinema é um exemplo disso, e se é possível até mesmo nas grandes telonas, em residenciais normais, o sistema de energia pode ser ainda mais proveitoso em aparelhos bem mais simples do que esse. 

De início, as placas solares pareciam só ser possíveis em projetos complexos, gigantescos e em indústrias com bastante capital. 

Porém, a Agência Internacional de Energia (IEA), revela que a expansão da energia solar vai bater seu recorde em 2022 e será responsável por mais de 60% do aumento da energia renovável. 

Ou seja, quanto mais sua procura se expande, maiores são as suas possibilidades de uso, e o cinema é uma delas tanto que projetos que a utilizam vem ganhando destaque. 

 

Conheça o Projeto Cinesolar 

O que é? 

O Projeto Cinesolar é um projeto de arte sustentável que leva o cinema em seu nome e em sua essência, e faz parte de ações de sustentabilidade e relacionamento. 

Quem o idealizou foi Cynthia Alario, da Brazucah Produções, a responsável pela parte prática do Cinesolar, que conta com o apoio do Solar World Cinema e da Fundação Doen, grande incentivadora e patrocinadora de projetos sociais de energia sustentável. 

Apesar dessas duas últimas fundações serem do exterior e onde atualmente se investe muito em energia renovável e apoio ao meio ambiente, empresas brasileiras como o Grupo Votorantim, CPFL Energia e Genzyme do Brasil também já apoiaram o projeto. 

Desde seu início, em 2013, o cinema itinerante já passou por mais de 340 municípios brasileiros e teve mais de 1000 sessões com 100 filmes de curta e longa metragem que rodaram o Brasil todo. 

 

Por que foi criado? 

Criado para levar o cinema às pessoas que principalmente vivem em comunidades, um dos intuitos principais desse projeto é apresentar a cultura cinematográfica para aqueles que não tem um acesso facilitado tanto ao cinema, como a outros meios de arte e cultura no geral. 

Ou seja, o entretenimento é a base desse projeto, mas também tem a sustentabilidade como uma preocupação, pois ele é totalmente auto sustentável. 

A iniciativa de um cinema com energia solar itinerante, por si só, já é interessante, mas se torna ainda mais quando se entende que outro motivo de sua criação foi levar o funcionamento de um sistema fotovoltaico para o conhecimento mais popular. 

Desse modo, mais pessoas terão a oportunidade de saber que outras fontes de energia existem, são muito úteis e podem ser acessíveis. 

Ainda mais tratando-se da energia solar, a fonte renovável com maior potencial em nosso país. 

 

Como funciona o cinema com energia solar? 

O Cinesolar é uma van com placas solares em seu teto, as quais transformam energia solar em elétrica e rodam os filmes a partir dessa transformação. 

Por conta das oficinas oferecidas a conscientização é feita didaticamente, e pelo menos uma plantinha é plantada na cabeça de quem passa por projetos desse tipo.

 

Tornar a energia solar mais acessível 

Além da conscientização, para poderem absorver ainda mais sobre o conhecimento adquirido, nada melhor do que mostrar o funcionamento da energia solar na prática. 

Assim, as pessoas vão entender com os próprios olhos que ela funciona, como funciona e ainda despertar o interesse dela pelas placas solares de energia. 

 

Mais cultura e mais consciência ambiental 

 

Como são sessões de cinema, a cultura também é algo a ser promovido e despertado por projetos como o Cinesolar. 

Somar entretenimento à cultura é um modo muito interessante de se levar a consciência ambiental para a população, pois abrange fatores sociais super importantes de uma só vez: arte e sustentabilidade. 

O cinema com energia solar é uma realidade, e a energia solar pode ser uma realidade tão benéfica para você quanto como você viu por aqui. Fale com a Market Solar e faça agora seu orçamento de energia solar. Vamos te ajudar nesse projeto, que talvez não será de cinema, mas pode ser muito mais!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso