07/06/2022

Como funcionam os painéis solares que geram energia durante a noite?

por seomarketing

Painéis solares são as placas responsáveis por captar a energia do sol e transformá-las em energia elétrica. Eles são instalados em casas e estabelecimentos nos quais os donos optam por economizar nas contas de luz. 

Isso porque esses painéis produzem energia para todo o espaço, sem utilizar a eletricidade, pois precisa somente do sol para poder transformar os raios solares em energia elétrica.

Como necessita apenas da luz do dia, os painéis atualmente funcionam a partir da incidência da luz solar, que quanto maior for, mais energia elétrica é gerada. 

Porém, há estudos que estão revolucionando essa questão e mudando esse quadro. Além da energia renovável, sustentável, limpa e econômica do sol, descobriu-se uma maneira com que as placas funcionam durante a noite. 

Isso quer dizer que o seu projeto solar poderá ser ainda mais vantajoso do ponto de vista econômico, pois não irá parar de gerar energia em nenhum momento, pois como se sabe, mesmo em dias com chuva e muitas nuvens, eles ainda funcionam de forma satisfatória. 

Sobre isso, vamos explicar em detalhes sobre esse assunto que está movimentando os setores de energia alternativa. 

 

Painéis solares funcionam à noite?

Essa é uma descoberta recente, e por isso não há tantas informações detalhadas sobre o assunto. Porém, trata-se de uma invenção inovadora e animadora para aqueles que consideram investir na energia solar. 

Isso porque, até pouco tempo, havia o receio de adotar esse tipo de energia, pois pensava-se que ela funcionava apenas em regiões e dias de muito sol. Atualmente, é sabido que isso é uma inverdade. 

As placas captam os raios solares mesmo nesses climas, e a explicação para isso, é na verdade bem simples. 

Não há um dia em que o sol não nasça, e o fato de estar chovendo ou com muitas nuvens que o cobre, não significa que ele não esteja onde sempre esteve. Portanto, os painéis solares continuam captando os raios necessários para transformá-los em energia, mesmo que nós não os vejamos. 

Porém, uma coisa é fato: à noite, o sol realmente não existe. Então, como é possível que elas funcionem nesse período? 

Entendemos que é mais fácil entender como as placas funcionam em dias desprovidos de sol, mas à noite, a coisa complica um pouco mais, não é mesmo? 

Pois bem, vamos tentar explicar melhor… 

 

Os responsáveis por essa descoberta 

A energia solar é a energia do futuro, e a maior prova disso, é a dedicação de estudiosos em relação à ela. 

Embora as empresas responsáveis pela instalação desse sistema sejam as maiores propagadoras dos benefícios dessa energia, existem muitos estudiosos se debruçando sobre novas descobertas. 

Sobre o funcionamento das placas no período da noite, a descoberta surgiu a partir de estudos feitos pelos cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Lá, eles fabricaram uma célula de energia solar que tem a capacidade de gerar eletricidade sem a presença do sol, ou seja, a noite. 

 

Como eles funcionam? 

Os principais componentes desse processo, é um dispositivo e um gerador termoelétrico. O dispositivo, criado pelos pesquisadores de Stanford, é ligado ao gerador. 

 

O dispositivo e gerador termoelétrico 

Diferentemente da captação dos raios gerados pelo sol, à noite, esse gerador termoelétrico possui um dispositivo acoplado que absorve a energia da diferença da temperatura do próprio ambiente e dos painéis solares

Há alguns tipos de inversores solares, que funcionam cada um à sua maneira. Esse, em específico, capta a eletricidade que se resulta da temperatura entre os painéis e o ambiente, independentemente do clima e hora do dia. 

Percebe-se, então, que o sol não faz parte desse processo, e por esse motivo, o período noturno é totalmente satisfatório e capaz de produzir energia. 

 

E durante o dia? 

Não seria um sistema viável e vantajoso se funcionasse apenas durante a noite. E graças à tecnologia dos painéis, eles funcionam igualmente na presença do sol. 

Nesse caso, o dispositivo produz eletricidade ininterruptamente, tanto com seu funcionamento específico noturna, quanto com a funcionalidade de um painel solar comum. 

 

Quais são os resultados dos estudos? Esse sistema realmente é eficiente? 

Como qualquer estudo recente, alguns avanços ainda são necessários para que sejam tão benéficos e vantajosos quanto os painéis solares comuns. 

Porém, essa descoberta se trata de um avanço muito proveitoso para o desenvolvimento e funcionamento da energia solar. 

E apesar de terem descoberto algo que revolucionou essa indústria, o que é um ponto mais do que positivo, os cientistas alegam que a potência da energia ainda é muito baixa, sendo 50 milivolts por metro quadrado.
Mas não há nada com o que se desanimar, isso porque os estudos estão em fases iniciais e ainda há muita experimentação, testes e propostas a serem realizados posteriormente. 

Para um começo, a criação do dispositivo que gera eletricidade por meio de placas solares à noite é, por si só, um invento que tende a melhorar (e muito) 

“Nós queremos que a dinâmica termoelétrica tenha um contato muito bom tanto com o lado frio, que é a célula solar, quanto com o lado quente, que é o ambiente, com isso, conseguiremos produzir energia literalmente do frio (...) nossa invenção pode fornecer iluminação e energia noturna em lugares distantes, onde as instalações de células solares estão ganhando popularidade”, ressalta Sid Assawaworrarit, o principal responsável pelo estudo. 

Em um vislumbre do futuro, essa invenção será responsável por uma virada de chave enorme quanto à energia solar e aos painéis solares, pois é um fato que essa opção de energia, por si só, trata-se de um avanço tecnológico e com inúmeras vantagens. 

Apesar disso, saiba dos perigos de se contratar uma má empresa de sistema solar

E para não correr esse risco, entre em contato conosco e solicite seu orçamento, são 8 anos de experiência, com o objetivo de ser um ponto de apoio aos consumidores que buscam uma solução em energia solar e entregando excelência de serviço desde o início às etapas complexas do processo. 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso