05/05/2022

Conheça o sistema híbrido de energia solar

por seomarketing

Com um crescimento expressivo nos últimos anos, o uso energia solar vem apresentando números otimistas desde que começou a se popularizar e esse tipo de projeto vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. 

Segundo dados coletados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil gera atualmente 14 gigawatts (GW), número que corresponde à mesma capacidade de potência da Usina de Itaipu - uma das maiores do país.

Essa movimentação fez com que a busca por conhecimento no assunto igualmente aumentasse expressivamente, levando os consumidores a procurar por fontes confiáveis para se abastecer de informação. 

No entanto, com tantas expressões novas, surgem inúmeras dúvidas, principalmente relacionadas ao sistema híbrido de energia solar, um dos mais populares em residências, prédios comerciais e afins.

 

Mas afinal, o que é um sistema híbrido de energia solar? 

Antes de mais nada, devemos entender o que de fato é um sistema fotovoltaico. Basicamente, trata-se de um sistema composto por painéis e um inversor solar, responsáveis por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica. 

Com placas instaladas normalmente nos telhados, o sistema mais comum encontrado em casas e estabelecimentos é denominado como on-grid, estando conectado à rede elétrica para fornecer a energia necessária.

Já no sistema híbrido de energia solar, o que acontece, na verdade é bem semelhante, com a diferença de que, neste caso, pode-se usar duas formas de operação: tanto o on-grid, quanto o off-grid.

Esse último é caracterizado justamente pela alternativa de armazenar toda energia produzida em baterias, promovendo o auto sustento da rede.

Ao contrário do sistema fotovoltaico comum, o modelo híbrido é capaz de fornecer energia elétrica mesmo durante a noite, sendo fundamental para suprir falhas na rede de distribuição e proporcionar maior economia e segurança.

 

Quais as vantagens associadas a esse tipo de sistema?

Além da evidente economia proporcionada pelo uso de um sistema híbrido de energia solar, também existem outros benefícios associados a sua instalação, que são igualmente vantajosos para diferentes necessidades. 

Sua capacidade de armazenamento, como mencionamos acima, é uma das principais vantagens mencionadas por quem utiliza tal sistema. 

Isso porque, comparando aos demais sistemas disponíveis, como o sistema fotovoltaico on grid, por exemplo, o híbrido oferece maior autonomia, possibilitando que utilize a energia captada durante o dia no período  da noite. Nos sistema convencionais on-grid, a energia que consome de noite da rede de distribuição, são créditos injetados durante o dia, porém, caso tenha uma falha nesse fornecimento, fica sem energia e com impossibilidade de utilizar esses créditos.

Essa independência energética oferece ainda mais benefícios para propriedades localizadas onde o acesso à energia elétrica é mais remoto e, por consequência, há mais instabilidade na rede. 

Outro benefício está relacionado ao fato de que há uma redução expressiva na conta de luz para clientes de grande consumo de energia que pagam mais caro no horário de pico, das 17:30 as 20:30h, uma vez que utiliza a energia armazenada, que foi gerada em horário mais barato, em momentos de maior necessidade - durante o fim de tarde e começo da noite.

 

Para quais casos são mais recomendados?

Embora possam ser instalados em qualquer residência ou estabelecimento que o deseje, o sistema fotovoltaico híbrido é mais recomendado para locais onde a demanda energética é maior e não podem passar por qualquer instabilidade ou interrupção. 

Esse é o caso de grandes indústrias, hospitais, grandes centros de pesquisa, centrais de controle e monitoramento, shoppings centers, supermercados, dentre outros estabelecimentos comerciais. 

A interrupção ou queda de energia em qualquer um dos lugares mencionados acima pode gerar enormes prejuízos financeiros e, em alguns casos, até mesmo culminar em ocorrências mais graves relacionadas à saúde humana.

 

Como encontrar um bom parceiro para desenvolver este projeto?

Assim como tudo que envolve o setor de energia solar, é preciso ter cautela ao desenvolver um projeto para instalação de sistema híbrido de energia. 

Isso porque, qualquer erro no cálculo ou nos equipamentos pode lhe custar uma série de dores de cabeça e prejuízos financeiros. 

Nestes casos, contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto é a saída mais prudente para que tudo saia conforme o planejado, afinal, trata-se de um investimento alto para ser desperdiçado com empresas inexperientes. 

Na Market Solar você encontra todo suporte necessário do início ao fim do projeto, com consultores altamente capacitados para sanar suas dúvidas e explicar até as etapas mais complexas do processo. 

Além disso, conectamos você com parceiros responsáveis, que estão preparados para atender as necessidades do seu projeto com excelência, oferecendo a qualidade necessária para que tudo funcione perfeitamente como o esperado. 

Oferecemos soluções inteligentes, sustentáveis e econômicas, para que você possa desfrutar na prática, de todos os benefícios de ter um sistema híbrido de energia solar. 

Eletricidade de fonte limpa, renovável e de qualidade é uma realidade e, se você, assim como milhares de pessoas quer conhecer de perto tudo isso, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer atendê-lo(a)!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso