26/04/2022

Diferença entre energia solar fotovoltaica e térmica

por seomarketing

Apesar de ser um sistema muito conhecido, ainda há quem confunda a diferença entre energia solar fotovoltaica e térmica.

Antes de entendermos exatamente a finalidade de cada um desses tipos de energia solar, é comum que seja levado em consideração apenas a fonte que ambos sistemas usam, o sol, o que resulta em um pré-conceito que tais energias sejam a mesma coisa.

Para destrincharmos este assunto e falar de cada um dos sistemas individualmente e de forma detalhada, hoje separamos um artigo somente com este tema. Vamos lá!

 

O que é a energia solar?

Para definirmos a energia solar é preciso entender mais sobre a sua fonte de consumo, ou seja, o sol.  A principal função dela é usar a energia emitida pelo sol como uma fonte de energia elétrica e térmica.

Isso quer dizer que a energia solar pode ser utilizada de formas semelhantes, mas com finalidades diferentes, como para aquecer ou gerar energia elétrica.

É interessante ressaltar que esse tipo de energia é renovável, ou seja, possui a capacidade de serem repostas naturalmente pelo nosso meio ambiente, neste caso, o sol.

 

Benefícios da energia solar

Além de ser uma energia renovável, investir em um sistema de energia solar residencial ou empresarial pode trazer inúmeros benefícios.

Um deles é a economia referente a conta de luz. Quem escolhe este tipo de energia pode reduzir em até 98% o valor das contas mensais.

Isso nos leva a outro ponto importante a ser destacado, que é o custo-benefício que adquirir essa energia fornece. 

Apesar do investimento ser alto de antemão, a longo prazo os ganhos econômicos que esse sistema proporciona, em comparação com o convencional, representam uma redução na fatura de até 98%, como já citamos aqui.

Além dos benefícios financeiros, investir nesse tipo de sistema também é uma forma de não agredir o meio ambiente, que já sofre demais com as ações humanas.

A energia solar é considerada limpa, uma vez que não gera resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa. 

A sustentabilidade da produção de energia  fica por conta do seu processo natural de geração, o qual necessita apenas da radiação solar para existir.

 

Diferença entre energia fotovoltaica e térmica

Agora que você conhece mais sobre esse tipo de energia e os seus principais benefícios, vamos apresentar a diferença entre energia solar fotovoltaica e térmica separada e detalhadamente. Vamos lá!

 

Energia solar fotovoltaica

O sistema de energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão de energia solar em eletricidade.

Em um sistema fotovoltaico são utilizados painéis, que geralmente, possuem  células de silício em sua composição, fazendo com que a luz do sol seja diretamente convertida em eletricidade.

As células fotovoltaicas que compõem os painéis, permitem que seja gerada uma corrente elétrica quando são expostas ao sol. 

Antes que essa energia seja utilizada em um imóvel, ela passa por equipamentos elétricos, que fazem o tratamento dessa corrente para que ela se torne ideal para o consumo.

 

Energia solar térmica

É aqui que vamos entender a diferença entre energia fotovoltaica e térmica. Uma vez que a energia fotovoltaica é responsável por gerar eletricidade, a energia térmica é responsável por utilizar o sol para aquecimento.

Nesse tipo de energia solar são utilizados os coletores solares, que possuem dutos em que o líquido (geralmente, a água) é aquecido e depois acumulado em um tanque térmico.

A energia solar térmica também pode ser usada para aquecer ambientes, mas ela é bastante utilizada também para água para banho ou para processos industriais. 

Mas você pode estar se perguntando como fica o aquecimento em dias nublados. Bem, diferente do que os mais céticos acreditam, este sistema utiliza um método de armazenamento.

Eles fazem uso de resistência elétrica ou um aquecedor a gás, com o intuito de atingir a temperatura que você deseja. 

 

Qual sistema escolher?

Como já explicamos a diferença entre energia solar fotovoltaica e térmica, você precisa fazer uma análise de quais são as suas necessidades, afinal, existem diversos aspectos que precisam ser levados em consideração.

Nesse sentido, tenha em mente que uma das opções é voltada para a captação da luz solar para aquecer determinados fluidos, já a outra opção realiza a conversão da luz do sol em energia elétrica.

Independente de qual seja a sua escolha, lembre-se que investir em energia solar em 2022 é extremamente benéfico não somente pelas questões financeiras, mas porque esse tipo de energia possui uma vida útil de até 25 anos.

Com a Market Solar você tira todas as suas dúvidas sobre energia solar.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso