19/05/2022

Energia solar em lugares predominantemente nublados é possível

por seomarketing

Um questionamento muito comum e que recebemos com frequência é se vale a pena investir em energia solar em lugares nublados

Essa é uma pergunta compreensível, pois quando pensamos nesse tipo de energia, entende-se que as altas temperaturas e os elevados níveis radiação solar são os componentes fundamentais no funcionamento de todo o processo de transformação de energia solar em elétrica. 

No caso, sem o aparecimento estridente do sol, nada de energia, certo? Errado. E é sobre isso que iremos falar neste post, e caso os dias nublados sejam um empecilho para você aderir à energia solar, continue aqui conosco! 

 

A energia solar funciona em lugares nublados? 

Sim! Acreditar que a energia solar funciona apenas em dias e lugares ensolarados é um mito, e a explicação para isso é bem simples e de fácil entendimento, vejamos: 

O sol nasce 365 dias por ano sem falhar uma única vez, certo? Isso quer dizer que, mesmo que em alguns dias ele esteja encoberto, menos forte e aparente, ele ainda está no céu. E uma vez no céu, está emanando os raios solares como de costume. 

Ou seja, não há um dia sequer que o sol não esteja presente, e por isso, mesmo em dias nublados, a energia solar não deixa de funcionar e é possível gerar energia elétrica através dela. 

Apesar disso, é preciso destacar que em dias menos ensolarados e com maior incidência de nuvens, de fato, os raios solares são menos fortes e em menor quantidade. 

O que dizer que, quanto mais sol, mais influência nas placas solares e produção de energia ele exerce. No caso dos lugares nublados, essa produção diminui, mas nunca cessa completamente. 

Portanto, antes de descartar a ideia da energia solar porque o local onde mora é predominantemente nublado, dá uma olhada nesses pontos: 

 

Há radiação solar em dias nublados 

Um exemplo disso é a prescrição de protetor solar mesmo em dias chuvosos e cheios de nuvem. Sabe por que? Porque, mesmo que não pareça, o sol em nenhum momento deixa de emitir os raios solares. 

No caso, as nuvens não bloqueiam totalmente a ação dos raios, e em dias nublados, o fato do sol parecer estar escondido, ainda está fazendo o que precisa ser feito, inclusive produzindo energia através das placas solares. 

 

O Brasil é um dos países com maior índice de radiação solar 

O Brasil é um dos países com maior radiação solar, e por isso, é um dos que possui maior potencial de energia solar do mundo, o que faz com que a radiação em território brasileiro seja muito proveitosa. 

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), em 2021, o país marcou 8 gigawatts de potência de fonte solar, o que significou um marco para o próprio Brasil, como de uma maneira geral. 

De acordo com Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, o país é privilegiado e possui grande potencial energético e é capaz de atender a demanda de energia elétrica de 170 “Brasis”, e em 2017, ocupamos a décima posição de maiores geradores de energia solar. 

Além disso, O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), relata que o Brasil ultrapassa as duas mil horas anuais de insolação. 

Ou seja, ainda que com pouca prevalência de sol, a energia solar em lugares nublados, se tratando do território brasileiro, é possível e viável por conta do alto nível de radiação do país.  

A eficiência está relacionada à qualidade do projeto 

Outro ponto importante é o modo como o projeto de energia solar será executado. Empresas sérias e comprometidas com a eficiência do trabalho, assim como as parceiras do Market Solar, estudam sobre o local onde serão implantadas as placas solares e encontram as melhores soluções. 

Atualmente, existem ferramentas, como as fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que os profissionais podem consultar as informações sobre o potencial solar de todos os municípios brasileiros, através de um mapa interativo que mostra os dados solares e as estimativas de radiação mensais em todo território nacional. 

Com isso, os responsáveis pelo projeto de energia solar irão consultar esse sistema e definir quantas placas serão colocadas para que a produção de energia seja satisfatória, dependendo da quantidade média de radiação do local. 

Por esse motivo, contratar uma empresa comprometida é fundamental. Em oito anos de trabalho, a Market Solar busca orientar e dar o suporte necessário aos consumidores e a esclarecer dúvidas, assim como as referentes à energia solar em lugares nublados.

Assim, entenderemos todas as necessidades do cliente e do seu espaço e o direcionamos a um projeto final totalmente eficiente. 

 

O tempo nublado diminui muito a eficácia da energia solar e do aquecimento solar?   

Quanto menos sol, a produção de energia tende a diminuir mais. Com isso, é comum pensar que quanto mais sol e maior a temperatura do local, mais haverá a transformação de energia solar em elétrica. Porém, não é bem o que acontece. 

Isso porque, quando há temperaturas quentes demais, a eficácia dos painéis solares pode ser tão prejudicada quanto em dias nublados. 

Então, não há porque se preocupar, se a sua região for predominantemente nublada. 

Altas temperaturas alteram o andamento da eletricidade no circuito elétrico e elevam a temperatura dele, e isso faz com que o circuito perca um pouco de sua eficiência.  

As placas responsáveis por captar a radiação solar e transformá-la em eletricidade são fabricadas para ter o ponto alto de seu funcionamento a uma temperatura de 25 graus. 

Por isso, quanto maior for a temperatura, o rendimento diminui. E se tratando de dias nublados, temperaturas em torno dos 25 graus são comuns e ideais para o aproveitamento das placas. 

Desse modo, locais com pouca luz podem ser um alívio para o sistema de energia solar, assim como os dias chuvosos, pois ambos auxiliam a diminuir a sobrecarga. 

No caso da chuva, ela serve como limpante, o que é um ponto positivo, já que a sujeira pode diminuir a eficácia das placas de energia solar. 

Sabendo disso, basta conhecer as opções de instalação de energia solar e escolher o sistema que mais se encaixa em suas necessidades e realidade. 

E agora que você já sabe como funciona a energia solar em lugares nublados, entre em contato conosco para esclarecer as suas demais dúvidas e a encontrar a melhor solução, que fará com que diminua os gastos com energia elétrica ao mesmo tempo que favorece o meio ambiente, pois a energia solar é totalmente sustentável. 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso