17/05/2022

Entenda a relação da energia solar e aquecimento solar de água

por seomarketing

Quando se fala em energia solar, logo imaginamos aquelas placas escuras em cima dos telhados e a dúvida se ela realmente impacta na economia dos gastos com a luz. 

Mas como isso funciona? Vale a pena? Bom, essas respostas serão respondidas aqui mesmo! 

Além disso, outro questionamento comum é se essa energia também esquenta a água do chuveiro, e assim, os gastos diminuem mais ainda. Será? Continue por aqui, e vamos esclarecer sobre tudo isso! 

 

O que é energia solar e como ela funciona? 

Compreender a energia solar é mais simples do que se imagina. Isso porque ela se trata, basicamente, de um processo feito por painéis solares colocados em áreas externas, principalmente nos telhados, que transformam raios de sol em energia elétrica. 

Para ficar mais claro, essas são as 5 etapas desse sistema: 

 

Painéis solares 

Os painéis solares são os principais componentes da conversão de energia solar em elétrica. Ele é composto por diversas células solares que são capazes de realizar essa transformação. 

Essas células, chamadas de fotovoltaicas, são responsáveis pela produção da energia elétrica no momento em que colidem com os componentes da luz solar. 

 

Inversores

Quando os painéis fazem o seu papel, é a vez do inversor agir. Nesse momento, a energia das placas são enviadas para esse aparelho e ele a transforma em uma energia compatível com a rede elétrica comum. 

 

Medidor de energia bidirecional 

Depois da instalação desses dois itens acima e o projeto for vistoriado e aprovado, a concessionária local faz a troca do seu relógio medidor comum por um medidor de energia bidirecional. Registro de produção de energia 

O medidor bidirecional irá registrar o consumo de energia e o total excedente que as suas placas solares injetarão de volta na rede. 

 

Diminuição da conta de luz 

Esse é o momento que os adeptos dessa forma de energia mais aguardam. Se o registro concluir que você gerou mais energia do que consumiu, os excedentes serão abatidos nas próximas faturas. 

E é assim que a energia produzida por placas solares funciona. Apesar de ser um tanto quanto simples, muitas pessoas confundem esse processo com o aquecimento solar da água, que é o que iremos explicar agora. 

 

O que é o aquecimento solar da água? 

Diferentemente do processo que falamos até agora, o aquecimento solar da água não irá distribuir energia para tudo aquilo que depende de eletricidade. Como o nome diz, ele é responsável apenas por esquentar a água através das luzes solares. 

Nesse aquecimento, as instalações são mais simples e formadas por duas etapas principais: 

 

  1. Coletor solar 

O coletor é uma placa de alumínio instalada com uma tubulação de água e é utilizado para aquecê-la. Seu uso mais comum é para esquentar água do chuveiro e piscinas, e para essas finalidades, o mais usado é o coletor fechado plano.

Ele é feito de metal, e por lá, a água circula e é aquecida através de “aletas” que captam a radiação solar e aquecem-na.

 

  1. Boiler 

É o local onde a água fica armazenada. O boiler é um reservatório comumente feito em inox, no qual a água mantém-se aquecida. Enquanto os coletores captam o calor do sol e aquecem a água, o boiler armazena e mantém sua temperatura quente e pronta para ser utilizada. 

Ou seja, o aquecimento solar de água serve apenas como uma forma de diminuir o consumo de energia elétrica, mas não é responsável por fornecê-la. 

 

Qual a diferença entre os dois processos? 

Até aqui, já deu para notar as principais diferenças entre os dois tipos de energia. Porém, vamos destacar os principais pontos, para não haver mais dúvidas! 

 

Energia solar: 

  • é capaz de gerar eletricidade para casas e estabelecimentos utilizando os raios solares e os transformando em energia elétrica;
  • seu funcionamento, além de pouco complexo, é menos simples do que o aquecimento solar;
  • por isso, seu custo é mais elevado em relação ao aquecimento; 
  •  é uma técnica mais completa e oferece resultados mais satisfatórios na diminuição da conta de luz; 

 

Aquecimento solar: 

  • utiliza e energia do sol para aquecer água;
  • o funcionamento é mais simplificado;
  • por esse motivo, é um ótimo custo x benefício;
  • não há como utilizar os aparelhos para gerar energia para ligar aparelhos domésticos, apenas para aquecer os que utilizam água. 

 

A semelhança entre os dois é que ambos necessitam do sol para funcionar, tanto da dos raios luminosos, quanto do calor. Além disso, os dois processos auxiliam a diminuir os custos com eletricidade, porém, cada um de uma forma e em níveis diferentes. 

No geral, as placas solares costumam ser mais eficientes em relação a isso, pois alteram o consumo de energia de toda a residência ou estabelecimento. Já o aquecimento, irá impactar somente no consumo da eletricidade do chuveiro, torneira ou piscina, por exemplo. 

Para perceber uma queda realmente brusca no talão de luz, alguns usuários se tornam adeptos dos dois procedimentos.

Caso queira economizar ainda mais, outra dica de energia é o sistema híbrido de energia solar, que funciona perfeitamente até mesmo à noite, sem a luz do sol. 

Porém, poupar os gastos não é a única vantagem de tudo isso. 

 

Vantagens de aderir a um projeto solar:

  • utilizar uma fonte gratuita e inesgotável de energia;
  • no Brasil, isso se torna ainda mais eficiente, pois somos um dos países com maior taxa de radiação;
  • ótimas vantagens em relação às questões ambientais, pois não gera poluição;
  • vantagem econômica;
  • longo período de vida útil. 

 

Apesar dos benefícios, o custo da instalação pode ser considerado alto, e precisa de manutenção a cada 6 meses para garantir o bom funcionamento das placas. 

Contudo, é preciso pensar a longo prazo. 

Serão cerca de 25 anos utilizando o mesmo projeto solar, o que é um ótimo ponto, uma vez que você pagará em no máximo cinco anos. No caso, serão no mínimo 20 anos de economia de energia elétrica. 

Quer colocar em sua casa, mas ainda está em dúvida se vale a pena? Então esse post é pra você: instalação de sistema de energia solar residencial é vantajoso?. 

Independentemente de qual sistema escolher, opte por empresas solares qualificadas e especialistas no assunto, que irão te apoiar do início ao fim do seu projeto. 

Uma instalação mal executada gerará prejuízos, não será eficiente e poderá até mesmo prejudicar o sistema elétrico comum. Por isso, conte conosco para executar a energia solar da melhor forma. 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso