09/06/2022

Entenda o impacto dos créditos da energia solar no abatimento da sua conta de luz

por seomarketing

Se chegou até aqui, é porque se interessa pelo sistema de energia solar e conhece alguns de seus benefícios, correto? 

E as vantagens são muitas, porém, o que muitos não sabem, é que ter esse sistema instalado em sua residência pode gerar créditos de abatimento no valor da conta de luz. 

A diminuição pode ser em até 95% do valor, e a outra boa notícia é que, caso o sistema do seu imóvel gerar mais energia do que você consumiu, o valor também pode ser abatido nas próximas faturas. 

É muita economia! E se quiser saber mais sobre como funciona esse processo, é só continuar por aqui.  

 

Energia solar em casa: conheça o passo a passo e como funciona

Procure uma empresa especializada 

O primeiro passo é simples. Muito se fala em energia solar, porém, apenas uma empresa especializada poderá tirar todas as suas dúvidas corretamente e fazê-lo entender como funciona cada parte do processo. 

A Market Solar, por exemplo, é um ponto de apoio aos consumidores que buscam soluções nesse tipo de energia, esclarecendo as dúvidas e dando o direcionamento necessário de acordo com aquilo que precisa e está procurando. 

Somos referência nacional, e esse é um ponto muito importante, você sabia que há muitos perigos em contratar uma má empresa de sistema solar

Por isso, escolha uma companhia séria, especialista e de confiança. 

 

Entenda como funciona 

Depois de encontrar a empresa, é hora de tirar as dúvidas e entender mais sobre o funcionamento. Basicamente, a energia provinda do sol e transformada em energia elétrica, funciona assim: 

  1. Os painéis solares são instalados;
  2. Assim, as placas captam a energia do sol;
  3. Depois, essa energia é enviada a um inversor, que a transforma em eletricidade; 
  4. Seu medidor comum é trocado por um medidor específico de energia solar;
  5. Desse modo, ele irá registrar o tanto de energia que as placas produziram;
  6. Caso tenha sido excedente ao que gastou, esse excedente se transforma em créditos que são abatidos nas suas faturas de luz. 

No nosso blog, você pode sanar muitas das suas dúvidas e conhecer mais sobre a energia fotovoltaica, vale a pena conferir e entender tudo sobre isso! 

 

Faça uma simulação 

Conheceu mais sobre as placas solares e todos os seus benefícios? 

Agora, uma das maiores dúvidas é saber se sua casa está apta para recebê-la, como ficaria, quais são os valores e qual seria o resultado, não é? 

O simulador solar serve para isso mesmo, então faça agora mesmo a sua simulação exclusiva! 

 

Como funcionam os créditos de abatimento e como são calculados? 

O que são os créditos? 

As placas solares têm a função de captar a energia do sol e assim transformá-la em energia solar, como já explicamos por aqui. 

Assim, enquanto você utiliza normalmente sua energia elétrica, essas placas produzem a sua própria energia durante todo o dia. 

O que pode acontecer, é a situação em que os painéis geram mais energia do que você consumiu dela. 

E esse excedente, no caso, são os créditos de abatimento, que são transformados em bônus utilizados para abater o valor da sua conta de luz. 

Ou seja, você não perde nada do que foi produzido pelas placas do seu imóvel e tudo é lucro e economia! 

 

Como eles funcionam? 

Primeiramente, para ter direito aos créditos, é preciso entender alguns passos:

  • depois de instalar o sistema solar, a empresa que instalou comunica a distribuidora o fim da instalação e solicita a vistoria do seu projeto.
  • feito isso, um técnico da empresa de energia vai até seu imóvel e confere se está tudo correto e de acordo com o projeto previamente enviado;
  • com o “ok” do vistoriador, ele instala o medidor de energia, e assim é possível que você usufrua dos créditos.

Depois desses processos um pouco burocráticos, é o momento de usufruir da economia que a energia do sistema solar oferece! 

 

E como isso é feito? 

Depois que cadastrado no sistema de energia elétrica da sua cidade, seu sistema de energia solar fará parte da rede pública. 

Assim, caso ele produza mais do que o que você consumiu de energia, os excedentes irão direto para essa rede do município. 

Então, no final do mês, o medidor mostra o quanto de energia você injetou de excedente e o quanto sua casa utilizou de energia da concessionária. 

Caso o seu projeto de energia tenha produzido mais do que consumiu, poderá resgatar os créditos de abatimento na próxima fatura. 

Ou seja, o valor da conta do mês seguinte terá créditos acumulados.

 

E se eu consumir mais do que as placas produziram? 

Não há problema algum nisso, e você não vai sair perdendo. O que acontece, é que toda a energia que utilizou, será abatida na conta do mês e você pagará apenas pelo excedente que consumiu da concessionária. 

No geral, a conta pode diminuir em até 90, 95%, então, ainda é algo muito positivo! 

 

Como utilizar os créditos? 

Os créditos são gerados e abatidos automaticamente na sua conta de energia.

Os créditos têm validade de 60 meses e apenas podem ser utilizados através do abatimento do valor da conta de energia elétrica. 

Sendo assim, não é possível resgatar os créditos em forma de dinheiro.  

Nesse caso, são abatidos ou no mesmo mês ou nas próximas faturas, e você pode escolher abater em outras faturas, o que é uma possibilidade bem interessante. 

Afinal, nos meses de calor, as contas tendem a virem mais caras por conta de ventiladores e ar condicionados. Então, caso tenha conseguido créditos no inverno, poderá abater em contas mais caras no verão. 

Além disso, caso tenha outras propriedades com contas de luz em seu nome, poderá utilizar os créditos também nessas residências, desde que sejam da mesma companhia de energia do imóvel com as placas solares e dentro do mesmo estado. 

Viu o quão econômico pode ser um sistema de energia solar? Entre em contato conosco para simular seu projeto e tenha todas essas vantagens também! 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso