05/07/2022

Equipamentos eletrônicos da sua casa que utilizam energia solar

por seomarketing

Uma das maiores dúvidas (e preocupações) de quem cogita ter energia solar, é sobre a usabilidade dele, ou seja, se o seu sistema agrega todos os equipamentos eletrônicos. 

Como não se trata de um baixo investimento, o consumidor, com razão, se atenta a essas questões para ter certeza de que vale entrar em contato com uma empresa especializada. 

Até porque, quanto mais equipamentos dependerem da energia solar, mais baixo será o valor da fatura da luz, e mais vantajosa terá sido a instalação das placas. 

Preparamos este post justamente pra tirar essa dúvida, mas já adiantamos: essa energia é muito mais útil e econômica do que você imagina. Mais uma vez, o avanço da tecnologia dando um show! 

 

Todos os equipamentos eletrônicos podem ser utilizados com energia solar? 

Sem muitas delongas: sim, todos os eletrodomésticos podem ser alimentados pela energia gerada pelos painéis solares. 

Essa é uma das funcionalidades muito atrativas deles, e por isso preferimos não fazer mistério, afinal, é uma pergunta muito recebida por nós.

“E se a casa consumir muita energia e tiver vários aparelhos?” É outro questionamento comum. 

E, sobre isso, não há com o que se preocupar. 

O que muda, na verdade, é o tipo de instalação, que é o kit do gerador fotovoltaico a ser minuciosamente escolhido pelos profissionais. 

Por isso, é muito importante contratar uma empresa competente, pois há muitos perigos em contratar uma má empresa de energia solar

 

Alto consumo de energia 

Profissionais qualificados, vão estudar sobre o consumo de energia da casa e os hábitos dos seus residentes, e caso constatem que o consumo é alto, indicarão um projeto específico para isso. 

Ou seja, um projeto com um gerador solar fotovoltaico mais robusto e com uma potência elevada, própria para poder aguentar receber e converter mais cargas de energia. 

 

Médio e baixo consumo de energia

Por outro lado, se o consumo for de baixo a médio, um projeto mais simples, mas ainda sim muito eficaz, é o suficiente para gerar energia para que todos os aparelhos funcionem normalmente. 

 

Quais são os aparelhos mais indicados? 

Apesar de todos os aparelhos estarem aptos para serem ligados à rede de energia solar, alguns são mais vantajosos e indicados do que outros, por conta do consumo dele próprio. 

O que não quer dizer que os que consomem mais energia não devam ser aproveitados, mas sim, precisam de uma captação de energia muito maior do que eletros que não necessitam de tanta energia para funcionarem. 

 

Exemplos dos que consomem mais: 

  • ar condicionado; 
  • refrigeradores;
  • freezers; 
  • geladeiras; 
  • máquina de lavar; 
  • secadora de roupas; 
  • máquina de lavar louça.

 

Já esses, são os que consomem menos:

  • notebook;
  • televisão; 
  • lâmpadas comuns; 
  • microondas; 
  • fogão elétrico.

 

Esses são os mais indicados para uso com a energia solar, mas como dissemos, nada impede de usar todos os listados até aqui, afinal, quanto mais economia, melhor! 

E poder utilizar em todos os equipamentos, é justamente um dos benefícios das placas solares que não podemos deixar de aproveitar, correto? 

 

Eles funcionam da mesma forma? 

Sim, eles vão funcionar da mesma forma e o desempenho não vai ser prejudicado. 

Os principais intuitos de um projeto solar são a economia e os benefícios ambientais, jamais entregar ao consumidor uma energia de baixo rendimento e aproveitamento. 

No caso, essa não precisa ser mais uma de suas preocupações! 

Porém, o que acontece, é a necessidade de um aparelho de inversão.

 

O que é e para que serve o inversor?  

Basicamente, ele precisa ser usado porque alguns eletrônicos usam a energia CA (corrente alternada), e outros, a CC (corrente contínua).

A energia gerada pelas placas solares é a CC, ou seja, aparelhos como fornos, ventiladores e lâmpadas, que se apropriam dessa corrente contínua, precisam de conversores para correntes alternadas. 

Ou seja, esses dispositivos não podem ser utilizados em sua residência, sem esses aparelhos inversores. 

Porém, caso os tenha, ele é capaz de converter os tipos de energia de forma automática, e aí sim, todos os aparelhos podem se beneficiar da energia solar, como a redução do valor da conta de eletricidade. 

 

Aqui tem mais sobre isso: Como o uso de painel solar residencial atua na redução da conta de luz.

 

Para saber em quando e como usar e instalar os inversores, procure a empresa que irá realizar o seu projeto. A Market Solar, por exemplo, dá o suporte necessário desde quando ele está no papel, até depois de instalado. 

Faça seu orçamento online conosco. 

 

Vale a pena ter todos os aparelhos ligados à essa energia? 

Com certeza! Como sabemos, o retorno econômico oferecido pela energia solar é o seu maior atrativo. 

No momento em que o cliente opta pela instalação das placas, é pensando nesse retorno. E, nesse caso, por que não aproveitar ao máximo o que esse sistema tem a oferecer? 

Quanto mais ele for utilizado na residência, menos energia elétrica será consumida, o que quer dizer que menores serão os valores na taxa do próximo mês. 

Portanto, se todos os eletrônicos utilizarem a energia gerada pelos painéis, a vantagem econômica vai se tornar ainda maior, e no fim das contas, esse sempre foi o objetivo. 

Além disso, você sabia que, além do que falamos até aqui, o aquecimento da água também é possível com a energia solar? Entenda a relação entre energia solar e aquecimento solar da água

 

Conclusão 

Se um dos seus medos era não poder utilizar todos os seus eletrônicos no seu projeto solar, agora já sabe que é possível. 

Além disso, pode conhecer várias outras vantagens de adotar esse sistema de energia que cresce cada vez mais e entendeu como vale a pena investir na adoção das placas solares. 

Não é por acaso que a procura por outros sistemas de energia vem crescendo cada vez mais, isso é um fato, pois com tanta tecnologia e benefícios envolvidos, fica difícil não se render a um projeto solar. 

Ainda mais tendo a certeza de que ele pode ser 100% aproveitado. Seja mais um dos que pensam à frente e escolhem economizar desde já, e procure por uma das nossas empresas solares para instalar seu sistema de energia solar.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso