24/05/2022

O que é inversor solar híbrido?

por seomarketing

Tão importante quanto entender os benefícios da energia solar para o seu dia a dia, saber como funcionam os equipamentos que compõem esse sistema é fundamental para se certificar de que são a escolha certa para as suas necessidades. 

Indicados para quem busca uma fonte de energia limpa, renovável, sustentável e, expressivamente mais econômica que a tradicional, os projetos são normalmente adotados em residências e estabelecimentos, sendo a função dos proprietários, conhecê-los a fundo.

Neste sentido, durante o processo de imersão no assunto, podem surgir uma série de dúvidas relacionadas principalmente aos componentes de um sistema de energia solar, como é o caso do inversor solar híbrido, peça fundamental para seu funcionamento.

E no conteúdo de hoje, é justamente sobre este equipamento que vamos falar. Continue acompanhando!

 

O que é e como funciona um inversor solar híbrido? 

Desenvolvido com o objetivo de converter a corrente contínua em corrente alternada, o inversor solar híbrido, ao contrário dos modelos tradicionais, é capaz de operar simultaneamente com uma fonte de energia e um banco de baterias. 

Trata-se portanto, de um modelo que trabalha tanto on, quanto off-grid, operando como um adaptador de energia e se apresentando como uma solução vantajosa em diferentes aspectos para quem utiliza o sistema. 

Devido a sua dupla funcionalidade, esse tipo de inversor funciona de duas formas: conectado à rede - cumprindo a função interativa - e conectado diretamente às cargas - atuando na função de inversor autônomo. 

Seja qual for o caso, em ambas modalidades o equipamento é alimentado pelo banco de armazenamento e atua de forma separada, quando desconectado de qualquer uma das fontes. 

Dessa forma, sempre que houver instabilidade na rede, queda de energia ou qualquer outro problema relacionado ao fornecimento de eletricidade, o inversor consegue atuar como uma espécie de nobreak, fornecendo alimentação com energia proveniente das baterias.

 

Quais as principais diferenças para os demais inversores?

Conforme mencionamos acima, a principal diferença atribuída ao inversor solar híbrido é justamente sua capacidade de atuar com uma operação simultânea - on e off-grid - função que os demais modelos de inversores não cumprem. 

Os inversores on-grid funcionam exclusivamente como fonte de corrente, trabalhando com a injeção da energia proveniente dos painéis solares ou das baterias na rede elétrica. 

Já os modelos off-grid atuam como fonte de tensão responsável por alimentar as diferentes cargas conectadas às suas saídas. Neste caso, o inversor consegue operar até mesmo em períodos em que não há luz solar.

 

Principais vantagens e desvantagens do inversor solar híbrido? 

Além da dupla funcionalidade, vantagem já mencionada nos tópicos anteriores, o inversor solar híbrido oferece uma série de vantagens para quem o escolhe na composição de seu sistema de energia renovável. 

Dentre os principais benefícios, destacamos o fornecimento ininterrupto de energia limpa, renovável e sustentável para seu imóvel. 

Isso porque, sempre que for necessário, como é o caso de uma interrupção no fornecimento da rede, é possível alterar a função do equipamento para que atue de forma autônoma e utilize seu banco de baterias para gerar energia. 

Outra vantagem associada está atrelada a possibilidade de economizar na conta de energia, principalmente quando falamos em estabelecimentos e propriedades que possuem uma alta demanda energética. 

Contudo, por se tratar de um sistema com alto custo de investimento em relação aos demais equipamentos disponíveis no mercado, com instalação mais complexa e que demanda maior espaço físico, há quem não o considere um modelo viável.

 

Por que investir em um sistema de energia solar híbrido?

Embora já tenhamos mencionado algumas das vantagens associadas ao uso de um inversor híbrido, existem outros motivos para investir em um sistema de energia solar para o seu imóvel. 

Dentre os benefícios econômicos, podemos destacar a valorização do imóvel, uma vez que esse tipo de tecnologia é visto com bons olhos, principalmente no que diz respeito a custo-benefício e sustentabilidade. 

A preocupação com a utilização de recursos renováveis, que se mostram menos nocivos ao meio ambiente, sem a emissão de qualquer poluente que cause impacto ambiental é também um dos motivos para investir neste tipo de sistema. 

Embora seja um investimento alto inicial, o sistema de energia solar híbrido se apresenta a longo prazo como uma opção econômica muito mais vantajosa, uma vez que possui baixo custo de manutenção e reparos, com vida útil de mais de 25 anos. 

Para quem possui um imóvel em regiões mais remotas, os benefícios podem ser ainda maiores, visto que com esse sistema, não há interrupções no fornecimento de energia, evitando prejuízos financeiros e outros inconvenientes.

Vale lembrar que, ao optar por instalar um projeto de energia solar na sua residência ou estabelecimento, é fundamental contar com profissionais especializados para garantir a excelência dos serviços executados e se certificar de que tudo saia conforme o esperado. 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso