30/06/2022

O que é sistema de energia solar off-grid?

por seomarketing

Escolher um sistema de energia solar para o seu imóvel requer muita pesquisa e estudo sobre o assunto, uma vez que boa parte dos brasileiros ainda não entende completamente como funciona e quais são seus benefícios. 

Além disso, existem uma série de sistemas capazes de gerar a energia solar, sendo necessário compreender como funcionam cada um deles para saber qual o melhor de acordo com as suas necessidades. 

Pensando nisso, no conteúdo de hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o sistema de energia solar off-grid, um dos modelos mais encontrados no mercado e que oferece uma série de benefícios para quem o utiliza. 

 

O que é o sistema de energia solar off-grid

Para explicar o que é um sistema off grid, antes de mais nada, é importante saber o que de fato é um sistema fotovoltaico - princípio básico da geração de energia solar. 

Em linhas gerais, podemos defini-lo como um sistema capaz de captar a energia do sol e convertê-la em eletricidade, que por sua vez, pode ser usada para abastecer a rede elétrica e garantir o funcionamento de equipamentos eletrônicos, maquinários, dentre outros. 

No entanto, no caso do sistema de energia solar off-grid, o funcionamento é caracterizado justamente pela capacidade de auto sustento, ou seja, trata-se de um sistema não conectado à rede elétrica. 

Isso acontece devido à presença de baterias, que são responsáveis por armazenar a energia produzida, permitindo que seja usada quando necessária, inclusive durante à noite.

 

Como esse sistema funciona? 

Conforme explicamos acima, o sistema off grid funciona de forma apartada da rede elétrica e, embora tenha o funcionamento semelhante ao do sistema on grid, possui como diferencial as baterias para armazenamento da energia. 

Sua operação consiste basicamente na captação da luz solar, na sua conversão em energia elétrica e no armazenamento para que seja usada posteriormente. 

Os componentes desse tipo de sistema são: painéis solares, inversor off-grid, controlador de cargas, baterias e cabeamento. 

A energia gerada pode ser usada, assim como nos demais sistemas, para o abastecimento de eletricidade em imóveis residenciais e imóveis comerciais localizados em regiões remotas, sendo uma alternativa economicamente mais viável.

É importante destacar ainda que existem dois tipos de sistema fotovoltaico off-grid: os de pequeno e os de grande porte. O que vai determinar qual o mais indicado para o seu caso é justamente a necessidade energética e o consumo do seu imóvel.

Somente um especialista é capaz de realizar os cálculos necessários para identificar o modelo mais adequado e assertivo para investir, sendo necessário consultá-lo para garantir a efetividade do sistema e evitar problemas futuros.

 

Diferenças entre um sistema on e off-grid

Conforme explicamos anteriormente, a principal diferença entre os dois tipos de sistema de energia solar se dá justamente por um ser conectado à rede elétrica (on grid) e o outro não (off grid).

Enquanto o primeiro modelo permite que tanto o imóvel, quanto outro ponto da rede seja beneficiado com a energia solar, no sistema off grid o uso se limita apenas ao local onde os equipamentos estão instalados.

 

Quais são os benefícios do sistema de energia solar off-grid

Assim como os demais modelos disponíveis, o sistema de energia solar off-grid é uma alternativa para quem busca mais vantagens econômicas e sustentáveis para seus imóveis. 

Por se tratar de uma fonte renovável, inesgotável e gratuita de energia, trata-se de um sistema que contribui ativamente para redução da emissão de combustíveis fósseis, se apresentando como uma opção ecologicamente mais correta. 

Além disso, quem opta por esse tipo de sistema, pode garantir uma redução de custos com energia elétrica de 100%, a depender do projeto dimensionando, já que o sistema é totalmente desconectado da concessionária, toda energia é armazenada em baterias e não exige o pagamento de nenhuma taxa mínima.

Embora seja um investimento relativamente maior, quando comparado aos sistemas fotovoltaicos on grid, esse tipo de sistema é a melhor alternativa para quem vive em regiões mais remotas, com pouco ou nenhum acesso à rede elétrica.

 

Quando esse tipo de sistema é indicado?

O sistema off grid é altamente recomendado para imóveis comerciais e residenciais localizados em regiões mais afastadas, em que a rede elétrica não é tão eficiente quanto deveria ou ainda é inexistente. 

Além disso, esse tipo de sistema é indicado para quem está em busca de soluções para reduzir os custos e ainda contribuir de forma positiva para com o meio ambiente. 

Vale lembrar que antes de mais nada, é preciso consultar um profissional especializado, para que ele possa avaliar seu caso individualmente e recomendar a solução mais adequada de acordo com as suas necessidades.

Ainda com dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Market Solar. Teremos o prazer em atendê-lo(a)!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso