26/07/2022

Painéis solares exigem muita manutenção?

por seomarketing

Neste post você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a manutenção de painéis solares, mas já adiantamos: você sabia que ela é uma das principais responsáveis pelo funcionamento satisfatório do projeto solar? 

Sem elas, a redução da captação de energia pode chegar a mais de 20%, e não é isso que queremos, pelo contrário, queremos nosso projeto nos dando tudo o que temos direito. 

Portanto, saiba porquê ela é importante, como funciona, quando e por quem deve ser feita. É mais simples do que imagina, então não se preocupe! 

 

Painéis solares precisam de manutenção? 

Sim, precisam, e não há como fugir. Aliás, não é como se tivesse uma lei sobre isso, então não temos como falar que é algo obrigatório. 

Porém, o que acontece é que quando você contrata uma empresa solar para realizar a instalação dos painéis, espera a entrega de um serviço de qualidade. 

Para que isso aconteça e cada parte do sistema de energia solar funcione perfeitamente bem, sem insuficiências e com suas peças e funcionalidades trabalhando com 100% de suas potências, a manutenção é necessária. 

Dessa vez, sem exceção mesmo. 

Ou seja, os painéis precisam de manutenção assim como todos os sistemas de energia, de água, computação, enfim, todos. 

Você com certeza já avistou trabalhadores da rede elétrica da sua cidade mexendo nos postes de luz, certo? Então, eles estavam realizando a manutenção dos fios, essenciais para que a população não fique sem eletricidade. 

Com as placas solares, a ideia é a mesma. A diferença é que com ela, a manutenção de prevenção é muito maior do que a de reparo, quando algo apresenta falha técnica ou algo do tipo. 

 

Qual a importância da manutenção? 

Até aqui, deu para perceber como a manutenção de painéis solares é importante? 

Ela garante que o sistema funcione sem nenhuma interferência, e assim, mantenha sua qualidade sem que perca sua capacidade de captar energia solar e transformá-la em elétrica. 

Além disso, a manutenção preventiva, como o nome sugere, previne possíveis falhas, danos e irregularidades de todas as peças e componentes do projeto solar. 

O que acontece quando a energia elétrica comum tem problemas de funcionamento? Ela pára por completo, e assim, fica nítido que precisa de manutenção. 

Com a solar, muitas vezes isso não é possível e não é tão fácil de perceber que há algum probleminha com ela. Isso porque, ao invés de parar totalmente de fornecer energia, o que acontece é a redução de sua capacidade. 

Ou seja, pode ser que suas placas não estejam entregando toda energia que podem e são capazes e você perde muito com isso. 

A manutenção, então, faz o papel de perceber e corrigir qualquer uma dessas falhas. 

Depois da inspeção, os profissionais constataram que não há nada de errado? Nesse caso, a vistoria serviu de qualquer forma, pois não é apenas reparativa, mas sim, preventiva.

 

Como é feita a manutenção de painéis solares?

 

Manutenção preventiva 

Nesses casos, as placas não apresentam nenhuma falha, mas é feita uma limpeza nelas, pois a sujeira é um dos principais fatores que contribuem para começarem os primeiros problemas com o sistema. 

Quanto mais sujas, com poeiras, resquícios de fezes de animais, folhagens etc, menos os painéis conseguem captar energia. 

Para se ter ideia, até 25% do seu funcionamento é prejudicado apenas por conta da sujeira. 

Só por esse motivo, a manutenção já é muito bem-vinda. 

Outro ponto importante sobre a falta de limpeza é: onde tem sujeira, é um ambiente convidativo para bichinhos, fungos, infestações e até corrosão. 

Mais um ponto para a revisão! 

Como é feita?  

Com todo o sistema desligado, equipamentos de alcance e uma pessoa com trajes de segurança. Além disso, nenhum produto químico forte, abrasivo e cortante pode ser utilizado. 

 

Manutenção preditiva 

Nesse caso, a manutenção está relacionada à inspeção dos componentes em geral e seu funcionamento, se há algo a ser consertado tanto na parte física quanto no sistema operacional. 

O profissional revisa o desempenho dos equipamentos e se certifica que todos estão em perfeito estado. 

Como é feita? 

Quando algo está arranhado, quebrado ou rachado, é fácil perceber apenas ao olhar. Já sobre as funções, um profissional tem o conhecimento necessário para inspecioná-las. 

 

Manutenção corretiva 

Assim que percebe-se que algo está fora do normal, a manutenção corretiva entra em ação corrigindo qualquer problema. 

Como é feita? 

Isso depende do que há de errado com as placas, e dependendo da intercorrência, medidas cabíveis vão ser tomadas, mas só podem ser feitas por profissionais especializados. 

 

De quanto em quanto tempo é preciso ser feita? 

A limpeza deve ser feita, no mínimo, 2 vezes ao ano, em lugares em que as chuvas são regulares. 

Em locais com tempo mais seco, de 3 em 3 meses é uma boa pedida, pois a chuva promove uma leve limpeza e faz a “manutenção” de painéis solares de forma natural. 

Já a manutenção preditiva, que acompanha a geração da energia e vai além da limpeza, deve ser feita com um pouco mais de frequência, mas o indicado é que o usuário acompanhe o funcionamento através de aplicativos específicos para esse fim. 

E, caso perceba falhas, aí sim pode acionar a manutenção corretiva. 

 

Quem pode realizar as manutenções? 

Depende de qual for. 

A limpeza pode ser feita pelo próprio proprietário, seguindo as instruções do fabricante das placas, mas deve ter muito cuidado, pois trata-se de uma limpeza delicada e um descuido pode resultar em um prejuízo dos grandes, além dos riscos de trabalho em altura, quando falamos de usinas em telhado. 

Nesse caso, apesar de poder ser feita pelos responsáveis, recomendamos chamar um profissional, para evitar qualquer dor de cabeça futura. 

A manutenção preditiva, como falamos, é um pouco mais técnica do que apenas ver se as placas estão sujas ou não, porém, existem aplicativos que controlam o funcionamento do sistema e alertam em casos de adversidades. 

Porém, apenas uma equipe profissional especializada, de preferência a que realizou a instalação, pode fazer a manutenção corretiva. 

Assim como os moradores das casas não se arriscam subindo no poste para religar a energia, a possibilidade das correções serem feitas por leigos é totalmente descartada. 

Nesse sentido, a segurança do indivíduo e o funcionamento do sistema são levados em consideração. 

Agora que sabe tudo sobre a manutenção de painéis solares, conheça nossas empresas solares  e entre em contato para realizar a inspeção do seu projeto. 

Somos uma empresa com oito anos de experiência nesse ramo e qualificada para fazer a manutenção que você precisa, e assim garantir o funcionamento do sistema de energia solar da sua residência ou negócio. 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso