21/06/2022

Painéis solares podem valorizar valor de imóveis

por seomarketing

Se você já considerou instalar um sistema de energia solar no seu imóvel, mas ainda não tem certeza se o investimento é a melhor opção a longo prazo, saiba que atualmente há muito mais vantagens do que desvantagens associadas ao uso desse tipo de energia. 

 

Isso porque, conforme apontam os dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil obteve um crescimento expressivo na produção de energia solar nos últimos meses e tem sido considerado um dos países mais promissores no assunto. 

 

Além dos benefícios a curto prazo, como economia na conta de luz e menos custos de manutenção, instalar painéis solares em imóveis residenciais ou empresariais podem significar uma valorização considerável no valor de venda do imóvel.

 

O crescimento da energia solar no Brasil 

Ocupando o 4º lugar no ranking mundial de países que mais cresceram em 2021, o Brasil tem se destacado na produção de energia solar e tem perspectivas promissoras para os próximos anos. 

Esses dados foram divulgados pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) e pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que indicam que o crescimento se deu tanto nos imóveis residenciais e comerciais, quanto nas grandes usinas. 

A evolução desse cenário se deu principalmente pelo fato de que as pessoas estão buscando alternativas para driblar as altas tarifas de energia elétrica e as mudanças climáticas que estão influenciando no orçamento do consumidor. 

Outro motivo pelo qual muitos consumidores têm optado por esse tipo de energia é justamente a possibilidade de contribuir com a redução da emissão de gases poluentes, uma vez que a energia solar é uma alternativa limpa e renovável. 

A conscientização para os problemas ambientais vem igualmente crescendo a cada dia, induzindo um comportamento mais consciente por parte da população. 

Também é importante mencionar que, por se tratar de um país tropical, o Brasil é o cenário perfeito para instalação de projetos de energia solar, uma vez que a incidência dos raios solares é, na maior parte do tempo, presente nos estados brasileiros.

 

Os benefícios da instalação de painéis solares

Para além das vantagens mencionadas acima, existem outros benefícios associados à instalação de painéis solares em imóveis residenciais e comerciais. Conheça a seguir:

 

Economia na conta de energia 

Optar por um sistema de energia solar resulta em até 95% de economia na conta de energia, segundo apontam especialistas. 

Isso porque, dependendo do método de geração escolhido e da capacidade dos equipamentos instalados, é possível conectar equipamentos elétricos e suprir a necessidade energética do imóvel sem necessitar do uso da rede elétrica.

Eletrodomésticos de alto consumo, máquinas pesadas e até mesmo sistemas de aquecimento podem ser conectados, resultando em uma diminuição expressiva do valor pago à companhia de energia.

 

Menos custos com manutenção 

A mesma premissa vale para os valores gastos com manutenção. Os painéis solares, bem como o restante dos equipamentos que compõem o sistema são bens duráveis e resistentes, que requerem pouca manutenção ao longo dos anos. 

Não são danificados com as intempéries e tampouco sofrem com a ação do tempo, uma vez que são planejados para exposição ao sol. 

O sistema tem garantia de geração de 25 anos, enquanto o valor investido para sua instalação retorna ao bolso do consumidor em média de 5 anos após a aquisição. 

 

A valorização do imóvel 

Quando falamos em benefícios financeiros, um sistema fotovoltaico pode apresentar ainda mais vantagens a longo prazo do que você imagina. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Laboratório Berkeley, gerenciado pela Universidade da Califórnia, o valor de venda dos imóveis que possuem o sistema de energia solar aumenta de 3% a 6% em relação aos que não tem. 

Embora pareça uma porcentagem simbólica, quando falamos em valores de imóveis, isso pode significar um aumento médio de R$ 35.000,00 a R$ 95.000,00, com os preços já convertidos em reais. 

Essa realidade também se aplica às residências brasileiras equipadas com tal sistema, levando em conta que a instalação rende a propriedade um “selo verde”, indicando que trata-se de um imóvel com energia sustentável. 

Por sua vez, o local passa a ser visto com bons olhos pelos compradores, que, como mencionamos anteriormente, estão cada vez mais preocupados com questões relacionadas ao meio ambiente e sua preservação. 

No caso de imóveis comerciais, os resultados deste selo são ainda mais visíveis, levando em consideração que a responsabilidade social das empresas, assim como a economia na conta de energia estão em questão.

 

Vale a pena instalar painéis solares no meu imóvel?

A resposta para essa pergunta é bem óbvia: sim, vale a pena garantir um sistema de energia solar para o seu imóvel, seja ele residencial ou comercial. 

Os benefícios, como pudemos ver acima, não são apenas a curto prazo, com vantagens significativas tanto financeiras, quanto sociais que se estendem por toda vida útil do imóvel. 

Vale lembrar que para isso, no entanto, é importante contar com uma empresa especializada no assunto, a fim de garantir que tudo saia conforme o planejado. 

Se você está pensando em instalar painéis solares no seu imóvel, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo(a) e sanar suas dúvidas sobre o assunto! 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso