12/05/2022

Perigos de contratar uma má empresa de sistema solar

por seomarketing

Primeiramente, vejamos porque é tão importante pesquisar, analisar e realizar uma boa escolha na hora de contratar uma empresa de sistema solar.

Hoje, existem cerca de 20 mil empresas atuando com energia solar no país. Se por um lado, o crescimento de empresas do setor incentiva o desenvolvimento da área. Por outro, aumenta também o despreparo ao desenvolver este serviço.

Contudo, não se trata de qualquer serviço, já que estamos nos referindo a um sistema de energia solar que pode apresentar uma vida útil de 30 anos. Ou seja, o consumidor precisa estar seguro ao escolher uma empresa confiável também no pós-venda. 

Então, uma das primeiras questões que surgem é: esta empresa ainda existirá daqui a 30 anos? Claro que não podemos ter certeza sobre algumas respostas, mas existem outros fatores determinantes que o consumidor precisa analisar para evitar problemas futuros.

Pensando em esclarecer essa análise ao escolher uma boa empresa de sistema solar, listamos alguns dos principais perigos de realizar uma má contratação para este serviço. Conheça um pouco mais sobre eles a seguir.

 

Possível risco de incêndios

Um dos maiores problemas que pode ocorrer por conta de um serviço que não é bem executado são os incêndios. Quando algumas empresas apresentam orçamentos muito abaixo da média, desconfie de seu serviço porque certos erros causam muitos imprevistos, como:

  • Componentes usados de baixa qualidade;
  • Erros no dimensionamento dos materiais;
  • Conexões incorretas;
  • Emendas improvisadas;
  • Falta de garantia do serviço prestado;
  • Mão de obra desqualificada.

Assim, todos esses fatores podem  resultar em graves problemas, como incêndios ou choques elétricos.

Vale lembrar que, caso um acidente ocorra com os trabalhadores em sua residência por faltarem equipamentos adequados de segurança isso ainda pode acarretar sérios problemas jurídicos.

Diminuição da vida útil dos equipamentos

Embora a energia solar não seja um sistema novo, pois já era usado na década 70, sua comercialização iniciou recentemente. Por este motivo, muitos consumidores não conhecem marcas e modelos de equipamentos.

Dito isso, saber quais componentes e equipamentos a empresa de sistema solar utiliza ajuda evitar esse tipo de imprevisto: a diminuição de vida útil de seus equipamentos. 

Mas, como verificar a qualidade desses materiais? Para avaliar, existe um ponto fundamental: o registro INMETRO e o tempo de operação no mercado. Além disso, boas empresas de sistema solar trabalham com equipamentos aprovados por especialistas. 

Avalie os principais equipamentos deste serviço, por exemplo, as placas solares e os inventores interativos. Afinal, equipamentos de qualidade garantem a vida útil esperada.

Fique atento a empresas que, ao invés de usar alumínio ou aço inoxidável em seus equipamentos, utilizam outros tipos de metais. Isso provoca corrosão galvânica, em que o sistema deixa de funcionar antes mesmo de fornecer o retorno financeiro contratado.

 

Baixa eficiência na captação solar 

Painéis solares instalados em locais com sombra, equipamentos de má qualidade e um planejamento errado, por exemplo, afetam diretamente a produção de energia, prejudicando a eficiência do sistema.

Portanto, boas empresas de sistema solar consideram vários fatores que garantem a produção eficiente da energia. Dentre esses fatores, destacamos:

  • Orientação.
  • Inclinação;
  • Sombreamento;
  • Tipo de telhado;
  • Histórico da região;
  • Estrutura do imóvel.

A verdade é que desenvolver um sistema de energia solar não é um serviço simples e exige conhecimento aprofundado sobre o tema. Assim, vale verificar se a empresa conta com um engenheiro capacitado e especializado.

 

Gerar prejuízo financeiro

Por fim, após todos esses perigos,  precisamos ressaltar os danos financeiros que um serviço mal executado pode gerar.

Afinal, com equipamentos de qualidade duvidosa, erros técnicos e uma equipe despreparada, temos o cenário perfeito para resultar em queima de equipamentos caros. O que pode danificar todo o sistema elétrico de sua residência.

O prejuízo financeiro, assim, pode ser maior que o esperado, danificando ainda equipamentos elétricos e eletrodomésticos instalados no local. Desta forma, um serviço contratado para gerar economia, acaba por fazer o contrário. 

 

Escolha bem sua empresa de sistema solar

Embora o serviço possa parecer fácil de instalar, com as informações deste conteúdo, logo se percebe que não é uma tarefa tão simples. Ou seja, o serviço exige uma mão de obra qualificada para desenvolver um projeto que garanta retorno e qualidade.

Por conta disso, ressaltamos a importância de contratar uma boa empresa de sistema solar para executar corretamente seu projeto, evitando se expor a qualquer um dos perigos que mencionamos aqui.

Entre em contato conosco e faça um orçamento. Aqui, você encontra todo suporte necessário do começo ao fim do projeto. Nossa equipe é formada por consultores altamente capacitados para sanar suas dúvidas e executar um projeto de qualidade. 

A Market Solar ajuda você a economizar energia longe de todos esses perigos!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso