07/04/2022

Placa de energia solar: vantagens e desvantagens

por seomarketing

Fato é que a geração de energia a partir dos raios solares vem ganhando muita notoriedade, uma vez que existem diversas vantagens. Para isso, o sistema usa uma placa de energia solar.

Em 2020 houve um salto considerável de instalações de geração solar do Brasil, o que chamou bastante atenção e elevou a capacidade de produção desse tipo de sistema.

Mas afinal, como as placas solares funcionam e qual a sua função em um sistema fotovoltaico? Foi pensando nisso que separamos um artigo para lhe explicar melhor sobre as placas de energia. Vamos lá!

O que é sistema fotovoltaico?

Para entendermos as funções, vantagens e desvantagens das intermediadoras da implantação de placas de energia solar, precisamos entender o que é um sistema fotovoltaico.

Em resumo, a energia solar fotovoltaica é a energia elétrica que é produzida a partir da luz do sol. Quanto mais existe incidência de radiação solar em cima das placas solares, mais energia elétrica será produzida. 

A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável, o que gera bons resultados para quem adquire esse tipo de energia, principalmente o lado financeiro.

O que é a placa de energia solar e para que serve?

homem instalando placas de energia solar em telhado de casa

Sendo conhecida como painel ou módulo, essa placa é o equipamento que faz a obtenção e conversão da energia solar, transformando-a em energia elétrica.

Ela também pode abastecer o ambiente e tornar essa energia obtida como uma alternativa a mais do que apenas a energia comum que estamos acostumados a ter por empresas hidroelétricas.

Como dito anteriormente, a radiação solar é um fator de grande importância para que as células fotovoltaicas tenham uma maior efetividade durante a conversão da radiação solar em energia elétrica. 

Isso quer dizer que quanto mais luz direta do sol a placa de energia recebe, mais energia elétrica será gerada e melhor será seu projeto solar.

É importante destacar que as placas de energia solar possuem átomos de silício em sua composição, ou seja, quando os raios solares atingem a placa, ela gera um deslocamento de elétrons que resultam em correntes elétricas.

Então, podemos dizer que a principal função desse equipamento é coletar fótons da luz solar para que ocorra esse encontro entre os raios e os átomos de silício. Justamente por isso as placas são um componente crucial para esse sistema.

E se engana quem acha que elas podem ser instaladas apenas nos telhados. Atualmente, a placa pode ser fixada no chão em áreas mais abertas, e até mesmo em coberturas de estacionamentos, o que traz ótimos resultados quando falamos de comércios.

Desvantagens da energia solar

Não dá para negar que uma das desvantagens mais conhecidas ao se obter energia solar é o seu alto custo inicial com a instalação e os equipamentos. Porém, se analisarmos o retorno do investimento e todos os benefícios que ele traz, se torna um ótimo negócio.

Outro argumento de problema é que os painéis acabam não gerando muita energia em dias nublados e também de noite que não gera energia, uma vez que os raios solares não estão presentes. Porém, todas essas perdas e a não geração noturna já é considerado no estudo de projeto solar.

Vantagens de ter um sistema de energia solar

Contudo, ainda existem algumas vantagens significativas para a obtenção de um sistema de energia solar.

A primeira vantagem que podemos destacar é que você estará gerando energia com uma fonte gratuita e que não vai acabar, uma vez que se está utilizando a energia trazida pelo sol. 

Isso é extremamente positivo aqui no Brasil, já que somos o país com a maior taxa de radiação solar no mundo.

Além disso, a energia solar é bem mais amigável ao meio ambiente, já que ela não gera ruído, poluição e não tem partes móveis.

Ou seja, se bem projetados, não existirá custos altos para a manutenção. Lembrando que a limpeza é necessária a cada 6 meses ou menos em regiões com maior índice de poeira. 

Por fim, a pessoa que contratar uma empresa de sistema de energia solar terá uma enorme vantagem econômica a longo prazo. Mesmo com o custo considerado alto inicial, quem obteve esse sistema consegue enxergar ótimos benefícios ao decorrer do tempo.

Com a instalação de placa de energia solar, o proprietário termina o pagamento em cerca de 4 a 5 anos e tem a garantia, pelo menos,  de 25 anos de vida útil, ou seja, por 19 anos o sistema fotovoltaico gera lucros.

Para saber mais sobre os sistemas de energia solar, faça a sua simulação.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso