19/07/2022

Preciso mudar meus eletrodomésticos para energia solar?

por seomarketing

Nos textos da Market Solar, sempre buscamos responder as principais dúvidas dos clientes que chegam até nós. Neste texto, por exemplo, esclarecemos um dos principais questionamentos: como se dá o funcionamento dos eletrodomésticos com energia solar

Ou seja, como eles se comportam e como nós mesmos devemos utilizá-los depois de instalar painéis solares em nossa residência. 

Será que todos os aparelhos podem ser utilizados, e se podem, eles funcionam da mesma maneira? 

Além de responder a tudo isso (e adiantamos que são respostas animadoras), ainda falamos mais sobre a vantagem de contratar uma empresa especializada para pôr o projeto em prática. 

Então, para saber quais as vantagens da energia solar no uso dos eletros, continue lendo! 

 

Após a energia solar ser instalada, é preciso trocar os eletrodomésticos? 

Quanto a isso, não se preocupe, pois não é necessário trocar nenhum dos seus eletrodomésticos ou qualquer aparelho eletrônico como celulares e notebook, por exemplo. 

Isso graças à tecnologia que a energia solar é baseada, a da transformação de elétrica em solar por meio de um aparelho chamado inversor. 

No caso, o inversor capta a energia das placas solares e transforma a corrente contínua em alternada. 

Mas o que são essas correntes? 

A corrente contínua (CC) é a corrente de energia gerada pelas placas solares e é utilizada por circuitos de baixa tensão, como por exemplo: os carregadores de celular e as lâmpadas.

Porém, não são todos os aparelhos que têm tensão baixa e não demandam tanta energia para estarem ligados, que é o caso das máquinas de lavar, geladeira, ventiladores etc. 

E é aí que entra a corrente alternada (CA), responsável pela energia desses aparelhos acima, mas que não é gerada pela energia solar. 

Então, o inversor transforma a energia solar em corrente alternada e em eletricidade.  Ou seja, a troca de nenhum aparelho é levada em consideração, pois o aparelho conversor faz todo o trabalho que precisa ser feito. 

 

Eles funcionam normalmente? 

Outra notícia boa, pois sim, a rotina de uso dos eletrodomésticos com energia solar continua a mesma. 

Essa é uma dúvida comum, e pensar em não utilizar mais a energia elétrica comum para ligar os aparelhos é algo que causa até uma certa estranheza e gera questionamentos como: 

“Será que vai ser eficiente?” “Os aparelhos vão ser estáveis?” “O que vai acontecer com a capacidade deles?” “Preciso usar menos?” 

Resumidamente, a forma de uso é a mesma. Então, nada de pensar que vai precisar mudar os seus hábitos quanto ao uso dos eletrodomésticos, porque não vai. 

 

  • Não haverá um momento em que a energia das placas vai acabar e os aparelhos vão parar de funcionar de uma hora para a outra.
  • Tudo vai funcionar da mesma forma, sem perder a capacidade normal ou a eficiência. Se o seu celular carregava em 2 horas, ele ainda vai continuar carregando em 2h. 
  • Quanto ao uso, diferentemente do que alguns pensam, não tem necessidade alguma de usar menos para poupar energia com medo que ela acabe. Esse é um mito dos grandes! 

 

Pelo contrário, quanto mais se utilizar da energia solar, mais econômica ela será, já que as taxas da conta de luz vão diminuir. 

 

Então todos os eletrodomésticos podem ser ligados à essa energia? 

Com certeza! Com a energia das placas, nada se perde, tudo se transforma em economia, tornando essa uma das grandes vantagens do uso de eletrodomésticos com energia solar. 

O que difere uns aparelhos dos outros está relacionado à demanda de energia de cada um deles. Assim como já citamos, alguns são maiores consumidores, outros são menores. 

Nesse sentido, a empresa que o consumidor contrata faz toda a diferença, pois vai estudar sobre o consumo de energia da residência, analisar quais aparelhos são os mais utilizados, por quanto tempo e pessoas, e assim, apresentar o projeto que melhor se adequa a cada caso. 

Nossas empresas solares fazem parte das equipes que levam a sério cada etapa do projeto, desde a análise, até execução, finalização e a satisfação do cliente após a entrega, nas fases de manutenção, limpeza e demais dúvidas que surgirem. Dimensionamos o que seria ideal, sem nos preocuparmos com ter que escolher o produto que está limitado a um estoque.

Por esse motivo, caso haja necessidade, kits fotovoltaicos mais potentes são os mais indicados e alimentam eletros com alta demanda, como refrigeradores, lava-louças e secadoras. 

Em algumas ocasiões, instalar um kit menos potente (mas ainda sim muito eficiente) é a melhor opção e funciona muito bem com carregadores, televisores, lâmpadas, entre outros. 

 

Vantagem do uso da energia solar com eletrodomésticos

O fator econômico é, de longe, uma das razões pelas quais mais se procura pela energia solar, sendo esse um dos seus maiores benefícios. 

Já parou pra pensar quantas vezes pensou em diminuir o consumo de algum eletrodoméstico ou até mesmo desligá-lo da tomada para economizar na conta? 

Com a energia solar, essa não é mais uma preocupação. Afinal, a maior parte da energia que será utilizada virá dos painéis solares ao invés da eletricidade comum, pela qual se paga mensalmente. 

Portanto, quanto mais as placas gerarem energia, mais o uso da rede elétrica estadual torna-se mínimo. 

Essa economia pode chegar a 95% todos os meses, durante em média 25 anos. 

Além disso, caso o consumo de energia seja menor do que os que as placas geraram, os excedentes viram bônus para abater nas próximas faturas. 

Entenda mais sobre isso aqui: Como o uso de painel solar residencial atua na redução da conta de luz

 

Conclusão 

Agora restam motivos de sobra para investir em um projeto de energia solar, não é mesmo? 

Sabendo que pode aproveitá-la em todos os itens de sua residência que necessitam de energia, e ainda mais tendo consciência do quanto cada um deles contribui com os valores da conta de eletricidade, os eletrodomésticos com energia solar se tornam atrativos. 

Entre em contato conosco ou faça uma simulação você mesmo. A partir disso, veja seu bolso se enchendo mais, mesmo sem reduzir o consumo de energia. 

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso