14/06/2022

Principais cuidados com painéis solares em sua residência

por seomarketing

A energia solar vem ganhando seu espaço, e isso se deve a vários motivos, pois ela tem vantagens econômicas muito atraentes, sem contar nos benefícios ao meio ambiente. 

Imagina se pudesse diminuir o valor da sua conta de luz em até 95% durante, pelo menos, 25 anos na fatura do mês ou até mesmo ter créditos para abater o valor nos próximos boletos? 

Isso é possível com a energia gerada pelo sol, e que você pode tê-la, se tiver placas solares em sua residência. Outra coisa boa nisso tudo, é que esse sistema é o que menos agride o meio ambiente, ou seja, com ele, é o seu bolso cheio e sua consciência ambiental limpa! 

A sua única preocupação será quanto aos cuidados com os painéis solares, mas até o final deste post, você vai saber mais sobre isso! 

 

Mas antes, como funciona um projeto de energia solar? 

Basicamente, o projeto consiste em um sistema de energia, assim como a elétrica que conhecemos e temos em nossa casa, porém, funciona de outra maneira.

E, ao invés de postes e fios de energia que ficam na rua, e entre outras características, a energia solar funciona de um jeito diferente e possui  determinados componentes que fazem ela funcionar. 

 

Como? 

Sol ↦ painéis solares ↦ inversor ↦ quadro de energia

Os raios do sol geram energia, que de certa forma, é possível que possamos utilizá-la em casa, assim como usufruímos da energia elétrica. 

Para isso, é preciso de um aparelho que é capaz de captá-la, o qual chamamos de painéis ou placas solares e ficam instalados no alto da residência, mais especificamente no telhado ou também pode ser instalado no solo. 

Essas placas captam os raios solares e a transformam em energia elétrica, que passa por outro aparelho chamado inversor que torna a corrente de energia compatível com a da rede comum. 

Assim, essa energia é injetada no quadro de energia da sua casa que alimenta todos seus equipamentos.

 

E a instalação? 

A instalação é feita por empresas solares e é muito importante que o projeto seja feito por bons profissionais, caso contrário, você só terá dor de cabeça e não irá aproveitar plenamente todos os benefícios dessa energia. 

Uma boa empresa, irá: 

 

  • realizar o mapeamento da sua residência;
  • calcular o rendimento energético dessa área;
  • avaliar os hábitos e o consumo de energia dos moradores;
  • indicar qual tipo de sistema de energia solar mais se adequa à residência;
  • realizar o melhor projeto, de acordo com as questões acima. 

 

Depois de tudo instalado, o projeto será proveitoso, pelo menos, durante 25 anos. Isso mesmo, mais de duas décadas com sua conta de luz vindo de 80% a 95% mais barata. É muita economia, concorda?  

Porém, para durar tudo isso, é preciso ter alguns cuidados com painéis solares

 

5 cuidados com painéis solares 

Limpeza 

Uma vez que os painéis estão do lado de fora, apesar de serem bem resistentes, eles ainda acabam sofrendo com as intervenções externas, como poeira, chuva ácida, folhas, fezes de animais, entre outras. 

A chuva tem um papel importante quanto à limpeza, mas às vezes somente ela não é o suficiente. 

E caso perceba que as placas precisam de uma limpeza, utilize apenas água e sabão neutro, e no período da noite ou logo ao amanhecer, para evitar choque térmico. 

 

Fique atento ao estado dos módulos fotovoltaicos 

Por captarem a energia, é fundamental que eles estejam sempre em ótimo estado. 

A falta de limpeza, o acúmulo de água e nenhum tipo de sombreamento devem estar prejudicando-os, portanto, sempre fique de olho, e o indicado é a manutenção profissional de pelo menos de 6 em 6 meses. 

 

Checar os inversores 

Eles são os componentes mais resistentes do projeto, mas nem por isso estão livres de problemas. 

Portanto, é importante verificar se estão com as luzes todas acesas e as demais partes estão funcionando bem, sem um barulho ou temperatura fora do comum, por exemplo. 

Outro ponto importante é o acompanhamento da geração no aplicativo do inversor, caso tenha alguma alteração brusca na média de geração diária, chame um profissional para verificar.

 

Manutenção em dia 

Esse é um cuidado com painéis solares que você não pode deixar de seguir, se quer que seu projeto funcione perfeitamente bem, seja o mais proveitoso possível e dure por 25 anos. 

Ela é sim necessária e indispensável e garante tudo isso que falamos acima, mas não se preocupe, pois ela não é tão frequente, ainda mais se tomar todos os cuidados que falamos acima. 

 

Frequência

Em locais que não costuma chover com frequência, o recomendável é, pelo menos, duas vezes por ano. Já em regiões com chuvas regulares, uma vez por ano é o ideal. 

Lembrando que depende muito de cada região, em algumas áreas rurais, devido ao excesso de poeira na região, se faz necessário a limpeza dos painéis de, pelo menos, 3 em 3 meses.

 

Por quem deve ser feita?

É de extrema importância que apenas empresas especializadas realizem a manutenção ou solucione qualquer eventual problema que você perceba em seu sistema de energia. 

Nunca tente resolver sozinho ou contratar um profissional que não seja um especialista, pois há grandes chances do problema não ser resolvido, e o que é pior, piorar ainda mais. 

Além disso, trata-se de eletricidade e além dos riscos no próprio sistema, há riscos de danos físicos para a própria pessoa que mexer nos painéis. 

Sendo assim, existem duas principais vantagens de tomar todos os cuidados com os painéis.

A primeira, é em relação ao melhor desempenho do sistema, pois um painel sujo, por exemplo, pode diminuir a produção de energia em até 50%.

A segunda, tem a ver com aumento da vida útil do sistema. Sem a devida manutenção, as placas tendem a diminuir o nível de produção de energia em pouco tempo, e nem a limpeza poderá resolver. 

Já a longo prazo, todos os equipamentos terão suas funções afetadas, seja diminuindo a capacidade de funcionamento, apresentando falhas, ou na paralisação total do seu desempenho. 

Tudo isso, faz com que a reparação tenha um valor muito mais alto do que o da própria manutenção. 

Portanto, sempre mantenha seus cuidados com painéis solares e conte com uma empresa assim como as da Market Solar, para acompanhar seu projeto desde o início, até o acompanhamento do seu desempenho. 

 

Fale conosco através dos nossos contatos, será um prazer atendê-lo.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso