21/07/2022

Quanto é possível economizar com energia solar?

por seomarketing

Se você algum dia já considerou instalar um sistema de energia solar em seu imóvel, saiba que esse tipo de tecnologia tem se mostrado cada vez mais vantajoso para a população brasileira. 

Essa realidade se dá não somente pelo potencial energético solar do Brasil, mas também devido aos benefícios oferecidos quando comparados ao sistema tradicional de energia elétrica. 

Para além de ser uma opção sustentável e ecologicamente correta, você sabia que é possível economizar com energia solar valores expressivos a longo prazo com a instalação de um sistema fotovoltaico? 

Se a resposta para essa pergunta for não, você chegou ao lugar certo! No conteúdo de hoje vamos explicar o quanto é possível economizar com um projeto de energia solar e quais outros benefícios associados ao investimento! 

 

Como funciona um sistema de energia solar?

Antes de entender quais são as vantagens oferecidas por esse tipo de sistema, é preciso entender na prática como ele funciona. 

Para explicar de forma breve, um sistema de energia solar fotovoltaico funciona da seguinte forma: 

 

  • Os painéis ou placas fazem a captação da luz solar, transformando-a em energia;
  • Por meio de um conversor, essa energia é convertida para rede elétrica;
  • Essa energia pode ser utilizada na rede ou armazenada em dispositivos próprios para esta função. 

 

Essa energia pode ser utilizada para abastecer as necessidades energéticas de imóveis comerciais e residenciais, conforme a demanda do ambiente.

Atualmente, existem disponíveis no mercado três tipos de sistema de energia solar: on grid, off grid e sistema híbrido. 

O primeiro modelo refere-se aos equipamentos que funcionam ligados à rede elétrica de distribuição tradicional e é indicado para regiões em que a energia solar não é suficiente para suprir as demandas energéticas. 

Já o sistema off grid é recomendado para regiões em que há alta incidência de luz solar, condição que facilita a produção de energia solar e garante créditos extras na conta de luz. 

Por último e não menos importante, há o sistema híbrido, que funciona tanto conectado à rede elétrica, quanto de forma independente, caso ocorra queda de energia ou situações emergenciais.

 

Quais as vantagens de usar energia solar no Brasil?

Um país tropical com clima extremamente favorável, o Brasil tem se mostrado cada dia mais promissor quando se trata de energia solar, principalmente quando comparado às grandes potências que a utilizam em larga escala. 

A explicação para tal cenário é mais óbvia do que se imagina: com maior incidência de luz solar, mais alto torna-se o potencial para produzir energia solar. 

Essa realidade é ainda mais evidenciada quando olhamos para os Estados brasileiros em que o verão se estende por praticamente todos os meses do ano, como nas regiões norte e nordeste do país. 

No entanto, as vantagens em usar energia solar no Brasil não limitam-se apenas à condição geográfica e tipo de clima, Há também o incentivo financeiro em relação aos demais tipos de energia disponíveis no Brasil. 

Isso porque, embora seja considerado um sistema de alto custo, ao utilizar energia solar é possível economizar até 95% na conta de luz, com um retorno de investimento rápido e uma série de benefícios a longo prazo. 

Dentre as vantagens associadas ao uso de energia solar destacam-se ainda a redução dos danos causados ao meio ambiente, ao baixo custo de manutenção e a autonomia na geração de energia de forma independente.

 

Quanto posso economizar com energia solar?

Os impactos causados na conta de luz de quem utiliza um sistema de energia solar são expressivamente positivos, uma vez que as tarifas de energia elétrica praticadas no Brasil estão entre as mais caras do mundo. 

A razão para isso está relacionada aos impostos, taxas e subsídios cobrados dos cidadãos brasileiros, que pagam uma conta exorbitante para usufruir do serviço. 

Com o uso de energia solar, é possível diminuir o uso da energia elétrica oferecida pelas distribuidoras e, consequentemente reduzir drasticamente a quantia paga mensalmente às empresas que administram o serviço. 

Essa economia é ainda mais palpável em imóveis nos quais o consumo é expressivo, como os que utilizam equipamentos de ar condicionado, maquinários, chuveiros elétricos, dentre outros. 

Nestes casos, o valor pago às companhias pode chegar a ser até 95% menor em comparação ao período em que não se utilizava o sistema de energia solar, mantendo apenas o  pagamento da taxa mínima estipulada pela distribuidora. 

Além disso, caso a energia elétrica proveniente do gerador de energia solar seja maior do que a energia consumida no mês, o excedente pode ser transportado para a rede, passando pelo medidor bidirecional, acumulando os valores que serão devolvidos na forma de crédito solar na próxima conta de luz.

Vale lembrar que isso só acontece nos sistemas de energia solar on grid, ou seja, aqueles que são conectados à rede elétrica.

Além disso, existem regras estabelecidas para o uso dos créditos, que devem ser consultadas para garantir que sejam utilizadas da forma correta e mais vantajosa para você.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso