28/04/2022

Sistema de energia solar é melhor em países tropicais?

por seomarketing

Possivelmente você já ouviu falar que o sistema de energia solar vem se tornando uma opção favorável para quem deseja diminuir custos e contribuir para uma redução nos impactos ambientais.

Isso ocorre porque ela já é considerada uma das mais promissoras fontes de energia alternativa e limpa, que pode ser utilizada para abastecimento energético de residências e imóveis comerciais, apresentando uma série de vantagens para quem a escolhe.

Para entender melhor sobre como funciona o sistema e porque acredita-se que ele funciona melhor em países tropicais, como o Brasil, reunimos as principais informações para te deixar por dentro desse assunto. Acompanhe!

 

O que é o sistema de energia solar?

Em resumo, podemos entender o sistema de energia solar como uma tecnologia que cumpre a principal função de gerar energia elétrica através da captação de radiação solar.

Atualmente, existem dois tipos de sistema de energia solar, cada um para uma finalidade diferente, como citamos anteriormente, sendo eles o sistema fotovoltaico e o sistema térmico.

O sistema térmico funciona através de placas solares que cumprem a função de captar o calor do sol e utilizá-lo para aquecer outro meio, transferindo-o normalmente para um meio líquido, como é o caso da água.

Já no caso do sistema de energia solar fotovoltaico, utilizam-se painéis solares e inversores, que, igualmente, captam a energia e a adaptam a corrente elétrica da eletricidade gerada.

Tanto um, quanto o outro, têm se popularizado entre os brasileiros que buscam alternativas para modernizar sua residência, reduzir os custos destinados ao pagamento de energia elétrica e encontrar opções mais sustentáveis para seus imóveis.

 

Benefícios do sistema de energia solar em países tropicais

Antes de explicarmos quais são os benefícios associados ao uso do sistema de energia solar, é preciso compreender porque são considerados mais vantajosos para quem vive em países tropicais.

Utilizando o Brasil como exemplo, trata-se de um país conhecido pelo seu clima tropical, ou seja, país que está em regiões de médias latitudes, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, neste caso, a zona tropical.

Os países com o clima tropical são considerados assim por sofrerem a influência de massas de ar quentes durante todo o ano, diferente dos outros tipos de clima, que tendem a sofrer com invernos mais rigorosos e que duram por mais tempo.

Por se encontrar na lista de países que possuem um clima mais ameno e agradável durante boa parte do ano, o Brasil é considerado um dos países mais promissores e com grandes chances de ser referência no que diz respeito à energia solar.

 

Mas por que o clima tropical é um benefício?

Como já explicamos anteriormente, a incidência de radiação solar é muito maior em países de clima tropical, o que favorece a captação da energia solar, uma vez que sua principal fonte energética é o calor do sol.

Não à toa, as regiões brasileiras que mais se destacam na produção de energia solar renovável são: Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, territórios conhecidos por manterem as temperaturas mais quentes na maior parte do ano.

Por ser uma fonte de energia renovável, trata-se de uma tecnologia que não agride o meio ambiente, além de não haver poluição e necessitar de grandes áreas para ser produzida, como é o caso das usinas de energia elétrica tradicionais.

 

Energia solar no Brasil

Em 2022, é notório que o Brasil se encontra em uma grande crise econômica e investir em um sistema de energia solar é extremamente vantajoso em diferentes aspectos.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o aumento da instalação deste sistema pode aumentar em dobro este ano, quando comparado ao ano de 2021.

Isso porque, os benefícios associados a tal tecnologia vem sendo cada vez mais difundido e popularizado entre as massas. E, embora seja um investimento inicial alto, apresenta um excelente custo-benefício a longo prazo para quem o instala. 

Além da evidente economia na conta de luz, a valorização do imóvel, a necessidade mínima de manutenção e a segurança de não ter o fornecimento interrompido, mesmo em regiões mais remotas são algumas das vantagens destacadas. 

Para quem se preocupa com o meio ambiente e quer encontrar alternativas mais ecologicamente mais viáveis, a solução também se apresenta como excelente aliada, uma vez que trata-se de uma energia limpa, renovável e sustentável.

Vale mencionar, que por se tratar de um processo de instalação complexo e desenvolvido para ser durável, é importante contar com profissionais qualificados para tirar do papel seu projeto. 

Na Market Solar você conta com a assessoria especializada, que conta com uma equipe altamente capacitada para te auxiliar em cada etapa do processo, conectando você com parceiros que entendem suas necessidades e garantem a qualidade do serviço.

Entre em contato com a nossa equipe, ficaremos felizes em atendê-lo(a)!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso