19/04/2022

Conheça alguns tipos de energia solar

por seomarketing

Com o passar dos anos, ter energia elétrica se tornou algo essencial no nosso dia-a-dia, contudo, com os tipos de energia solar, os brasileiros começaram a sentir que haviam melhores opções para o consumo de eletricidade.

Além de ser mais favorável financeiramente, a energia solar também pode suprir outras necessidades como você verá neste artigo.

Antes de irmos para a apresentação dos tipos de energia solar, vamos conhecer mais sobre estes sistemas. Confira!

O que é energia solar?

A energia solar nada mais é do que uma energia eletromagnética que tem como sua principal fonte o sol.

Através de placas solares instaladas estrategicamente em um local que receba muita luz do sol, irradiação e calor, este sistema apresenta alguns resultados em relação a eletricidade e aquecimento.

Todos os tipos de energia solar são renováveis, ou seja, usam de recursos naturais que são reabastecidos também de forma natural e não se esgotam. 

Claro que, em alguns casos, em dias nublados essa energia poderá ser reduzida, uma vez que os raios do sol ficam escondidos, mas ainda assim, é possível ter eletricidade e aquecimento.

Vantagens do sistema de energia solar

Uma das vantagens mais conhecidas é ser uma energia sustentável. Mesmo que as empresas hidrelétricas também sejam uma energia limpa, ainda assim, há necessidade de desmatamento e uma grande agressão à fauna e à flora para a instalação das estruturas empresariais. 

Outro ponto importantíssimo e que deve ser destacado é a vida útil do sistema de energia solar que ultrapassa os 25 anos. Os painéis fotovoltaicos têm garantia de geração até 80% do original de 25 anos, apenas com manutenção de limpeza.

Por fim, mas não menos importante, outro principal benefício da instalação de energia solar é a economia de despesas.

Atualmente, estamos vivendo uma crise hídrica, o que resultou em um aumento considerável nas contas de luz.

Quando se é investido em energia solar, essa despesa pode cair em até 95%, uma vez que é no seu próprio imóvel que é gerada a eletricidade e/ou aquecimento.

Tipos de energia solar

sistema de energia solar fotovoltáica em fazenda

Agora que você já sabe o conceito e algumas vantagens, você precisa conhecer os tipos de energia solar, afinal, cada um deles tem um objetivo diferente.

Energia Fotovoltaica

Sendo considerada a energia mais viável para residências e empresas, a energia fotovoltaica faz a conversão da energia absorvida do sol e transforma em eletricidade, procedimento este que é chamado de “efeito fotovoltaico”.

Para que isso aconteça, este sistema precisa das placas solares, construídas com materiais semicondutores, inversor solar, estrutura fixada e ainda cabos conectores que transportam a energia de maneira adequada.

Este sistema pode ser usado de duas formas, sendo elas: sistema on-grid e sistema off-grid.

Sistema on-grid

O sistema on-grid é uma instalação que está conectada diretamente com a rede pública de distribuição hidrelétrica.

Esta conexão com a concessionária é responsável por dar suporte em dias mais nublados ou com chuva, uma vez que o sol não está forte e a capacidade de gerar energia elétrica através do sistema de energia solar está reduzida.

Essa conexão também é necessária para a transferência de energia excedente gerada para a rede pública de distribuição, dando ao consumidor créditos que são utilizados nos dias nublados de noite e ainda podem ser utilizados em até 5 anos.

Sua maior vantagem está voltada para a porcentagem de eficiência, que é 30% maior do que o sistema off-grid que apresentaremos a seguir. 

Sistema off-grid

O sistema off-grid é que ele não necessita de uma rede de distribuição para garantir o seu funcionamento.

Com a utilização das suas próprias baterias, este sistema também é possível realizar o armazenamento de energia, diferente do sistema on-grid que transporta para a rede distribuidora e se torna crédito em kWh

Sistema off-grid basicamente são as baterias que alimentam toda a necessidade de energia consumida. Os painéis solares são responsáveis por abastecer as baterias.

Por isso, requer um estudo mais completo no dimensionamento e se torna um pouco menos eficiente do que a on-grid, já que existem momentos em que as baterias estão carregadas e a geração dos painéis se torna perdida.

O sistema off-grid é recomendado para áreas que não tem conexão com concessionária de energia, muitas vezes áreas rurais.

Energia de aquecimento

A energia de aquecimento solar também faz uso das placas solares do tipo coletor solar térmico para conseguir energia térmica através da radiação solar. 

Após essa absorção, o equipamento pode transferir o aquecimento para a água, deixando-a mais quente e devidamente armazenada no reservatório térmico.

Isso quer dizer que este sistema mantém a água aquecida até o momento de uso, sem gerar mais gastos por isso.

O reservatório térmico consegue guardar o calor para que seja utilizado nos dias mais frios. Contudo, caso este armazenamento não seja suficiente, há uma parte do sistema chamada de apoio energético.

Essa parte do sistema faz a conexão com outra fonte de aquecimento, podendo ser a rede elétrica convencional ou o sistema de gás.

Energia heliotérmica

Por fim, um dos tipos de energia solar é a energia heliotérmica trata-se do processo de utilização e acervo de calor procedente dos raios solares. 

Este sistema utiliza espelhos que refletem a luz solar e faz a concentração em um único ponto, sempre onde existe um receptor. 

Assim, com essa grande quantidade de calor guardada, é possível utilizá-la para processos de indústrias que precisam de altas temperaturas para gerar eletricidade, por exemplo.

Acesse o site do Market Solar e descubra muito mais sobre os tipos de energia solar e seus benefícios!

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso