21/04/2022

Vantagens do aquecimento por energia solar na piscina

por seomarketing

Se tem algo que vem ganhando muita notoriedade nos últimos anos é um sistema de energia que economize e, no caso da energia solar na piscina, este destaque também vem crescendo.

Claro que existem diversos métodos para manter uma piscina aquecida no mercado, afinal, a tecnologia permitiu que tivéssemos opções disponíveis.

Mesmo em épocas mais quentes, como o verão, algumas pessoas ainda buscam entrar em piscinas que estejam, pelo menos, em uma temperatura agradável, sem a necessidade de passar pela fase de frio que a água gelada oferece de início.

Para elevar a temperatura da água da piscina existem 4 tipos de sistema, sendo eles: sistema elétrico, a gás, bomba de calor e, claro, o sistema de energia solar.

Pensando em todo o contexto e complexidade do assunto, hoje separamos um artigo para te explicar como funciona a energia solar na piscina e quais são as suas principais vantagens. Vamos lá!

 

Como funciona o sistema de energia solar para piscina?

Assim como o próprio nome diz, o aquecimento solar é feito através de um sistema que tem como principal fonte o sol.

Sem dúvidas, este tipo de sistema de energia solar é o mais sustentável e econômico para manter uma piscina aquecida, já que é utilizada uma energia renovável.

Para isso acontecer são usados coletores e mangueiras, que fazem a absorção da radiação emitida pelos raios solares e mantém a água da piscina aquecida. 

Geralmente, esse sistema de aquecimento solar é instalado no telhado de um imóvel, sendo ele residencial ou comercial, mas também podemos encontrar sistemas instalados no solo.

O que é mais necessário, independente do local instalado, é que o sistema receba a luz solar sem qualquer tipo de sombra, assim, é garantido todo o calor necessário para aquecer uma piscina.

Depois que os coletores recebem a energia emitida pelo sol, é utilizada uma motobomba, que fica responsável por fazer com que a água da piscina circule pelo sistema, e depois retorne para a piscina em uma temperatura mais quente. 

Essa motobomba pode ser manuseada através de um controlador digital, que faz uma avaliação entre a temperatura dos painéis e água da piscina. 

Lembrando que após iniciar o processo de aquecimento, é necessário aguardar um período, que vai depender exclusivamente do grau de calor que você deseja que a água fique.

Conheça as vantagens do aquecimento de energia solar na piscina

Agora que você já conhece todo o funcionamento do aquecimento por energia solar na piscina, vamos apresentar as principais vantagens deste sistema.

 

É econômico

Essa pode ser a vantagem mais famosa da energia solar, afinal, não é de hoje que é comum ouvirmos que o sistema de energia solar é bem mais econômico.

Isso se deve principalmente pela a bomba, uma vez que para a circulação da água usa uma baixa potência que equivale basicamente o mesmo de uma lâmpada de 150w.

É válido ressaltar que, por conta da motobomba utilizada, ainda ocorre o consumo de energia elétrica, mas, quando comparado a outros métodos de aquecimento de piscina, este é o mais vantajoso financeiramente. 

Ou seja, é possível encontrar aquecedores que possuam um custo-benefício interessante, ainda mais por não demandar um investimento alto.

 

Valorização do imóvel

Atualmente, quem investe em um imóvel que faz a utilização de um sistema de energia solar tende a ganhar e muito.

Isso é devido ao investimento e retorno que ocorre. Utilizando tecnologias renováveis e sustentáveis (como é o caso do uso do sol como fonte de energia). Outra vantagem incluída aqui é a redução do valor do IPTU para imóveis com tais tecnologias. 

 

É de fácil manutenção

Assim como todo sistema, este também exige uma manutenção, contudo, é com uma frequência mais baixa.

Claro que é preciso consultar um profissional para realizar essa atividade, mas, quando comparada a outras opções, essa manutenção é feita com menos frequência e com maior precisão.

 

Maior durabilidade

Para finalizar, precisamos ressaltar mais uma vantagem do aquecedor por energia solar na piscina, que é a sua durabilidade.

Os coletores que fazem a captação da energia do sol, geralmente, possuem cinco anos de garantia, além de terem a sua vida útil avaliada em 15 anos.

Isso significa que por mais de 10 anos é possível não ter problemas com o sistema, claro, mantendo a sua manutenção em dia, este período poderá se estender.

Faça sua Simulação e encontre o melhor instalador para você!
© Copyright 2021 - Market Solar - All Rights Reserved
Termos e condições de uso